IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pró-Semiárido é lançado em Juazeiro

Pró-Semiárido é lançado em Juazeiro

Às margens do rio São Francisco, na presença de milhares de agricultores familiares, o governador Rui Costa e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, anunciaram, na tarde desta segunda-feira (11), em Juazeiro, a ida da equipe técnica do projeto Pró-Semiárido a campo, após a conclusão da etapa inicial de formação.

Resultado do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o projeto que será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), atuará para transformar a vida de 70 mil famílias da zona rural do Semiárido baiano, com investimentos de R$ 350 milhões.

O Programa

O Pró-Semiárido tem como objetivo promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda. A construção de sistemas de abastecimento de água, agroindústrias, a assistência técnica e extensão rural (ATER), formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva, estão entre as ações previstas no projeto, que serão executadas a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais.

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, “o Pró-Semiárido é um projeto que gostaríamos de ampliar para todo o estado, pela concepção do desenvolvimento das comunidades rurais mais pobres, tratando da estima, da soberania e da autonomia das comunidades envolvidas”.

As ações do projeto serão coordenadas regionalmente pelos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, que contarão com dez entidades locais de ATER, 25 agrônomos/as, veterinários/as e assistentes sociais, 115 técnicos/as em agropecuária e 115 jovens, entre 19 e 25 anos, que atuarão como Agentes Comunitários Rurais (ACR), atuando diretamente em 460 comunidades de 32 municípios selecionados, em cinco territórios de identidade.

Abrangência


Os municípios contemplados pelo Pró-Semiárido são: Capim Grosso, Quixabeira, Várzea do Poço, Caem, Jacobina, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Itiúba, Queimadas, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.

 

Texto e foto: disponível em SDR

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pró-Semiárido é lançado em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005