IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Primeira agroindústria do projeto Pró-Semiárido será inaugurada em Uauá esta semana

Primeira agroindústria do projeto Pró-Semiárido será inaugurada em Uauá esta semana

A Agroindústria de Processamento de Frutas, da Coopercuc - Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA), será inaugurada na próxima quinta-feira (dia 21), às 9 horas, com a presença do governador da bahia, Rui Costa, do presidente do Fida, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Kanayo Nwanze.

Essa inauguração é resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), parte do projeto Pró-Semiárido que irá contemplar 70 mil famílias baianas da zona rural, com investimentos de 100 milhões de dólares, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O projeto tem como base promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda, por meio da construção de sistemas de abastecimento de água e agroindústrias, garantindo a assistência técnica e extensão rural, com a técnica de profissionais capacitados em redes de cooperação socioprodutiva, a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais.

Além de Uauá, outros municípios do Território Sertão do São Francisco serão contemplados com o projeto, a exemplo de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.

A Coopercuc

Desde o início da história da Coopercuc, em 1980, um longo caminho foi percorrido até 2005, quando foram construídas 15 mini-fábricas nas comunidades e uma fábrica central em Uauá, possibilitando uma maior qualidade e o aumento do volume produzido pelos grupos. Os produtos, então, começaram a ser exportados para a França (2005), através da Alter Eco, e para a Áustria (2008). A Alemanha e a Espanha também já tiveram contato com os sabores da Coopercuc, que possuem o selo FLO Fair Trade e Certificação Orgânica.

Na perspectiva de estabelecer novos negócios e parcerias e garantir a conquista de novos mercados nos níveis nacional e internacional, os/as trabalhadores e trabalhadoras têm participado de capacitações e intercâmbios, potencializando, assim, seus conhecimentos através do acesso a novas tecnologias e estratégias.

A Coopercuc atua junto a 450 famílias, em 18 comunidades, envolvidas na produção cuidadosa de doces cremosos, de corte, light, sucos, geleias, compotas e polpas, que compõem a linha Gravetero, sendo o carro chefe desta marca os doces feitos de umbu, uma fruta suculenta, rica em sais minerais e vitaminas.

Hoje, a Coopercuc está preparada para atender ao mercado interno e externo, com uma capacidade consolidada de produção de 200 toneladas de doces, tendo estrutura comercial e produtiva consolidada e conseguindo agregar ao sabor e à qualidade de seus produtos o trabalho e a história das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e a importância da preservação da Caatinga.

Texto: AsCom Pró-Semiárido
Edição e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Primeira agroindústria do projeto Pró-Semiárido será inaugurada em Uauá esta semana

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005