IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Audiências Públicas discutem a caprinovinocultura nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Audiências Públicas discutem a caprinovinocultura nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Aconteceu nos dia 17 e 18 de agosto nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, Audiências Públicas com foco na caprinovinocultura, cujo  objetivo foi discutir com os criadores e criadoras as principais dificuldades e as propostas para potencializar essa atividade no Território Sertão do São Francisco. Estiveram presentes entidades da sociedade civil, representante do colegiado territorial, do governo do estado e agricultores/as.

Na programação, uma das palestras foi realizada pelo Irpaa, que tratou da situação da caprinovinocultura na Bahia e no Território Sertão do São Francisco, considerando vários aspectos favoráveis aos criadores e criadoras, bem como os aspectos limitantes da atividade na maioria dos municípios.

Em outro momento foi realizada uma discussão em plenária para que os/as criadores/as e lideranças presentes expusessem as dificuldades, dentre elas as principais são: insegurança hídrica do rebanho; necessidade de serviço de Ater (Assessoria Técnica e Extensão Rural) continuada; dificuldade na alimentação nos períodos de estiagem; degradação da Caatinga através de desmatamento; Dificuldade na comercialização dos animais e produtos entre outros.

Segundo o jovem criador de Campo Alegre de Lourdes, Mateus Lopes, a audiência é muito importante para as/os produtores/as da região, por estarem esquecidos pelo poder público e realizando suas atividades na roça do jeito que sempre fizeram. Para ele, com essas discussões pode ser melhorado a forma de trabalhar e o cuidado com o meio ambiente.

Para o colaborador do Irpaa, André Luiz, essas audiências municipais são momentos importantíssimos para escutar as/os criadoras e criadores naquele município acerca de suas  realidades, expressando as principais dificuldades com a criação de cabras e ovelhas e ao mesmo tempo propondo possíveis soluções para essas dificuldades.

Nas duas audiências foram construídas propostas pelos participantes a fim de nortear ações para melhoria da caprinovinocultura no território, isto a partir de programas e políticas públicas. No Território Sertão do São Francisco já foram realizadas audiências em 8 municípios, as próximas vão acontecer nos municípios de Sento Sé e Remanso, e após será realizado um encontro territorial com presença de várias entidades da sociedade civil, poder público e criadores/as.

Texto e foto: Clérison Belém (Colaborador do Eixo Produção)

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Audiências Públicas discutem a caprinovinocultura nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005