IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Manejo de Aves é tema de formação na comunidade de Canoa em Massaroca

Manejo de Aves é tema de formação na comunidade de Canoa em Massaroca

Criadores e criadoras de galinha das comunidades de Canoa, Oliveira e Saquinho, do distrito de Massaroca, em Juazeiro, se reuniram hoje, dia 26, com colaboradores do Irpaa para discutir o manejo de aves, principalmente a prevenção de doenças e verminoses que podem atingir a criação e a inclusão de alimentos alternativos como plantas da caatinga que possuem um menor custo.


Segundo Clérison Belém, essas formações são importantes para as comunidades de Massaroca devido a produção significativa com ovos de galinha, que chega a uma produção de mil ovos/dia. “São informações necessárias sobre alternativas no manejo sanitário e alimentar das aves, visando a comercialização de um bom produto, com ovos de qualidade e uma galinha caipira saudável, para que o consumidor fique satisfeito”, ressalta.


A partir de projetos dos governos federal e estadual executado pelo Irpaa nessas comunidades, os quais previam a construção de galinheiros, a produção de ovos foi impulsionada. Com o aumento dessa demanda, foi construído um entreposto de ovo de galinha para receber a produção, realizar o processo de seleção, a ovoscopia, embalagem e comercialização do produto. “O Irpaa busca legalizar a produção, com produtos circulando no mercado sem problemas de fiscalização, para que esses grupos acessem mercados para terem lucros e qualidade de vida para o povo do campo,”, concluiu Clérison.


Para o senhor Gilmar Nogueira Lima, essa é uma oportunidade de aprendizado, tanto para a renda familiar, quanto para manter a juventude nas comunidades. “Com essa ideia do Irpaa de fazer essa unidade, a gente tá com muita esperança de ter uma renda, pra o jovem não precisar sair daqui e dar continuidade ao que estamos fazendo. Porque o desemprego tá ai, e a gente passa por um período ruim de chuva para quem vive na fazenda. Estamos numa grande expectativa de alcançar o objetivo que é trabalhar o ovo aqui e sair autorizado e ter uma boa comercialização”, admitiu.


A criação de galinha capoeira é uma prática antiga na vida dos/das agricultores e agricultoras dessas comunidades, que vinha se perdendo devido a introdução das galinhas de granja, mas a partir desses projetos, as atividades estão sendo retomadas.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Manejo de Aves é tema de formação na comunidade de Canoa em Massaroca

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005