IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Lideranças de comunidades Fundo de Pasto de Canudos discutem direito à terra e território

Lideranças de comunidades Fundo de Pasto de Canudos discutem direito à terra e território

Periodicamente homens, mulheres e jovens que representam as comunidades de Fundo de Pasto de muitas regiões de Canudos (BA) se encontram para a troca de informações. A atividade proporciona também momentos de estudos sobre assuntos de interesse para as comunidades tradicionais.

Este mês, o encontro contou com a participação do professor e estudante pesquisador Denilson Moreira de Alcântara que integra o Geografar/UFBA e foi realizado no último dia 11 e conduziu. Denilson contribuiu com o estudo sobre o histórico das comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, considerando os caminhos de luta pelos direitos destas famílias, os direitos previstos, porém muitas vezes ainda não assegurados.

A importância do uso comum das terras nesta região semiárida e garantia do modo e jeito de viver e produzir específico destas comunidades esteve presente no estudo e debate, momento muito rico, principalmente porque as diversas situações foram analisadas a partir de exemplos concretos das comunidades e Denilson Alcântara, conhecedor da região, soube colocar com muita clareza o histórico e desafios das comunidades tradicionais.

Na oportunidade foi reforçado o direito das comunidades se autoidentificarem e autoreconhecerem como comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e a importância da solicitação da certificação (como prevê a Lei 12.910/2013), procedimento que deve ser feito junto ao Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Já a regularização dos territórios tradicionais deve ser feito via Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA.

No encontro também foi reforçada a importância da organização social das comunidades como estratégia de fortalecimento da luta pelos direitos destas famílias. Uma das lideranças da região, Dona Maria Conceição, da comunidade de Angico, destacou a importância desses encontros e momentos de estudos e troca de experiência, o que anima as comunidades a permanecerem firme na luta pela terra e por diversos outros direitos sociais.

A atividade foi uma iniciativa do Irpaa e contou com a participação da Articulação Regional de Fundo de Pasto - CUC, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canudos.

 

Texto e foto: Eixo Terra

Edição: Eixo Comunicação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Lideranças de comunidades Fundo de Pasto de Canudos discutem direito à terra e território

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005