IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encerra nesta sexta o II Encontro da Agricultura Familiar em Juazeiro

Encerra nesta sexta o II Encontro da Agricultura Familiar em Juazeiro

O II Encontro da Agricultura Familiar (Enafa) e o I Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE), Piemonte Norte do Itapicuru (BA) e Serra da Capivara (PI), encerra hoje no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro.

O encontro é uma parceria entre a Univasf, o Irpaa e o Sebrae, e tem como objetivo articular o ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio do processo formativo, das trocas de experiências e da comercialização da produção agropecuária agroecológica dos territórios envolvidos.

Segundo Tiago Pereira, coordenador institucional do Irpaa, esse é um processo formativo para o desenvolvimento da vida no campo, com discussão de diversos temas e com a participação de todos/as. “Ao longo dos dois dias o conjunto de intervenções, projetos e políticas públicas que estão sendo desenvolvidos no Semiárido brasileiro estarão sendo socializados para que as famílias se inteirem do que está acontecendo, socializando as iniciativas no campo”, afirma.

No primeiro dia do Encontro, as/os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre diversas atividades como a hortifruticultura; a apicultura e meliponicultura; a caprinovinocultura e a avicultura de corte e postura. Esse último chamou a atenção de Maria do Carmo Cardoso, que é professora de biologia e também criadora de galinhas. “Eu tenho uma pequena criação e tenho um certo conhecimento sobre isso, mas sempre tem algo a acrescentar e agregar conhecimento e eu quero aperfeiçoar a minha criação”, reforça.

Para Eva Sarmento, professora da Univasf e uma das organizadoras do encontro, o evento é uma forma de unir a pesquisa, ensino e extensão com a agricultura familiar. Segundo ela, o Encontro e a Feira são oportunidades de apresentar e fortalecer a diversidade de produtos da agricultura familiar. “A partir desse evento nós podemos também fortalecer os grupos de mulheres empreendedoras que já vem trabalhando na agricultura familiar e através do evento elas podem apresentar o produto delas. Isso é fruto de um projeto que foi aprovado em 2014, e que tem por objetivo assessorar e capacitar mulheres em determinadas culturas, na apicultura e na meliponicultura, de como criar de forma racional as abelhas e explorar os produtos que oferecem”, ressalta Eva.

O II Enafa superou as expectativas de público, com representantes dos movimentos sociais, das comunidades rurais, assentados de Reforma Agrária, comunidades indígenas e quilombolas, jovens e mulheres do campo, representações públicas como secretarias municipais e estaduais, agricultores e agricultoras, entre outros.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encerra nesta sexta o II Encontro da Agricultura Familiar em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005