IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Protagonismo das mulheres é destaque em Feira durante o II ENAFA

Protagonismo das mulheres é destaque em Feira durante o II ENAFA

A criatividade, o empreendedorismo e o conhecimento acerca da viabilidade da Convivência com o Semiárido estiveram presentes nas dependências do Campus da Univasf, em Juazeiro (BA), nos dias 27 e 28 deste mês, período que ocorreu o I Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Teritórios Sertão do São Francisco (PE/BA), Piemonte Norte de Itapicuru (BA) e Serra da Capivara (PI).

Uma variedade de produtos como doces de diversos tipos, cosméticos, bebidas, sequilhos, bolos, frutas, verduras, legumes, mel, artesanato em tecido, madeira, barro, couro, etc chamou atenção das/dos participantes do II Encontro da Agricultura Familiar – Enafa, que acontecia paralelamente à Feira. O evento foi realizado pela Univasf, com o apoio do Irpaa e do Sebrae e, além da Feira, contou também com palestras, mesas redondas e muita troca de informações.

Mulheres empreendedoras

A oportunidade de expor, pela primeira vez, o mel de abelhas nativas em uma Feira foi o que trouxe as jovens Nilmária Gomes e Rosângela Gonçalves, das comunidades de Sítio Lages e Melosa, em Remanso (BA), para participarem da Feira de Mulheres. As jovens mantém em área de Fundo de Pasto 47 caixas povoadas de abelhas e afirmam que hoje a meliponicultura (criação de abelha sem ferrão) tem sido uma fonte de renda para ambas. Uma tradição comum em diversas comunidades do Semiárido, a captura e venda do mel da abelha mandaçaia, que é nativa da Caatinga, agora acontece de forma mais organizada. Com o incentivo do Sebrae, a dupla aprimorou o trabalho, desenvolvendo inclusive a marca “Flores do Sertão”.

Quem também aproveitou a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos foi Maria Aurenita de Souza, de Santa Maria da Boa Vista (PE). Membro da Associação Aroma do Vale, ela produz derivados do leite de cabra, com destaque atualmente para sabonetes e hidratante de pele. Inicialmente o leite era usado para produzir o queijo coalho e iogurte mas nos últimos dois anos a aposta nos cosméticos tem sido também uma opção viável, contou Aurenita. “É minha renda principal, estudo de filho, despesa de casa, tudo é através disso: do queijo e dos sabonetes”, conta Aurenita, que chega a lucrar uma média R$ 2.500 por mês.

Quem esteve na Feira ainda pode adquirir alimentos in natura livre de venenos como uva, melão, , tomate, maracujá, batata doce, macaxeira, hortaliças, beterraba, cenoura, entre outros. Todos esses alimentos são resultados de programas de reforma agrária ou de hortas comunitárias, como é o caso dos produtos que a agricultora Raimunda Januária da Silva estava comercializando. Raimunda integra a Associação de Produtores Orgânicos do Vale – Aprovasf e conta que iniciou o trabalho em uma horta escolar. Com a criação da Associação, a produção aumentou com o objetivo de produzir alimentos saudáveis, hoje comercialziados em feiras e em outros locais de Petrolina, como o Parque Josefa Coelho, onde a feira acontece toda sexta-feira a partir do meio dia. “Além da gente levar alimento, a gente leva conhecimento e saúde”, diz a agricultora Raimunda, afirmando ser um bom negócio trabalhar com alimentos orgânicos.

Todas as temáticas presentes nas experiências expostas na Feira estiveram em discussão no encontro, a exemplo de meliponicultura, associativismo e cooperativismo, produção orgânica, acesso à terra e água, qualidade de vida, elementos essenciais ao bem viver no Semiárido. Mais informações sobre os produtos expostos podem ser acessadas através das instituições organizadoras do evento.

Texto: Comunicação Irpaa

Fotos: ImburanaTec


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Protagonismo das mulheres é destaque em Feira durante o II ENAFA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005