IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Artesanato, comidas típicas, teatro, música, cinema e muita informação encantaram bastante as/os participantes do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, na última sexta feira (18), com a abertura das Tendas Temáticas e da Feira de Sons, Saberes e Sabores. O evento, que aconteceu no Instituto Federal de Educação (IF) de Juazeiro, reuniu profissionais e agentes sociais ligados ao tema da Educação Contextualizada. O Seminário começou na noite do 17 e encerrou na tarde do dia 19 e teve como o tema: Terra, Trabalho e Educação.

Com relação a movimentação nas Tendas e na Feira, foi possível observar o quanto os costumes e a cultura do povo do Semiárido dialogam com a Educação Contextualizada, a prova disso se deu por exemplo, nas apresentações da Trup "Novo Ato Contadores de História", grupo formado por estudantes de Juazeiro que por meio da música, do teatro e da contação de história, falou de forma lúdica das riquezas e diversidades do Semiárido. O diretor do grupo, William Fernandes, disse que esse trabalho artístico e pedagógico faz com que as pessoas que apreciam se identifiquem com o conteúdo do espetáculo e desperte ainda mais o gosto pela região a qual pertence.

Além das expressões artísticas, as Tendas Temáticas trouxeram questões sociais como as lutas e conquistas das mulheres, mostrada de forma inovadora por meio de estátuas vivas interpretadas por artistas, que deixavam suas mensagens com gestos e cartazes. As formas inovadoras de tecnologias na educação, medicina popular e outros temas também estavam nas tendas sempre compostas de objetos, livros e outros materiais didáticos.

Além das Tendas Temáticas, as/os participantes puderam apreciar ainda outras expressões da arte e cultura do povo Semiárido nas barracas da Feira de Sons, Saberes e Sabores que trouxe um colorido bem diverso nos materias expostos como artesanato em palha, barro, madeira e tecido, por exemplo. Essas barracas montadas por entidades de movimentos sociais, mostraram também um pouco do trabalho desenvolvido por essas organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Rede de Mulheres da Região do Lago de Sobradinho. Esse espaço foi bastante aninado por atrações como o grupo P1 Happers, seguido de apresentações de teatro e músicas.

E para fechar esse dia tão rico de cultura, às 19:00h aconteceu lançamento do filme “Uma Aventura no Semiárido”, que narra a história de dois bruxos (Malagueta e Horrozimbo), que vivem no mundo das fábulas e acabam ganhando uma viagem para o Semiárido. Na região, eles se encantam com a natureza, a cultura e com o povo que vive e produz no sertão. Tanto esse filme, como as mais diversas manifestações da cultura presentes no seminário, mostraram o quanto a arte pode ser uma grande aliada da educação, especialmente na luta para desmistificar as ideias negativas e preconceituosas que escondem e negam as riquezas e belezas que existem nessa região.

Foto e Texto : Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005