IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores do Território Sertão São Francisco apresentam experiências de Convivência com o Seminário em Belém (PA)

Agricultores do Território Sertão São Francisco apresentam experiências de Convivência com o Seminário em Belém (PA)

Entre diversas experiências apresentadas no 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva que aconteceu em Belém (PA), estavam os trabalhos intitulados “As 5 linhas de água vivenciadas na comunidade de Cachoeirinha” e “Captação de água de chuva para a revitalização da micro-bacia do Riacho Mocambo, Curaçá-BA”. Ambas experiências são desenvolvidas em comunidades rurais dos municípios de Juazeiro e Curaçá, região norte do estado da Bahia, que contam com a assessoria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

O trabalho “As 5 linhas de água vivenciadas na comunidade de Cachoeirinha” abordou a experiência que a comunidade de Cachoeirinha, no interior de Juazeiro, na Bahia, tem de acesso à água a partir das cinco linhas de luta pela água: 1. Água para consumo humano; 2. Água da comunidade; 3. Água de produção 4. Água de emergência; 5. Água do meio ambiente. A apresentação foi realizada pelo agricultor Pedro Duarte, da comunidade Cachoeirinha e o técnico Irpaa, Deive dos Santos.

Durante sua fala, Pedro expôs o quanto a garantia dessas cinco linhas de água contribuiu para melhoria de vida na sua comunidade e a independência dela diante do carro-pipa e de políticos, “não precisarmos ficar pedido nada aos políticos, temos nossa água, nossa comunidade é rica”, afirma o agricultor.

A outra experiência apresentada no Simpósio foi a de recuperação hidroambiental do Riacho Mocambo, da comunidade Mocambo, município de Curaçá (BA), exposta pelo agricultor Arnaldo Cardoso. A revitalização da microbacia do Riacho foi implementado com objetivo de recuperar áreas degradadas e ameaçadas pela desertificação do Riacho e seus afluentes, para isso, foram realizadas barragens de pedras, barreiros trincheiras, cerca para recuperação da Caatinga, entre outras ações. A apresentação contou com a contribuição do técnico do Irpaa Agostinho Pereira, que acompanha o projeto em Curaçá. As apresentações foram ovacionadas pela plenária.

De acordo com a professora Patrícia Campos Borja (UFBA), o envolvimento da população nessas ações é o mais importante e empolgante e que a academia precisa “produzir ciência a partir dos territórios e com a participação do povo”, afirma a professora. O 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água aconteceu na Universidade Federal do Pará – UFPA, entre os dias 15 a 19 desse mês.
 

Texto: Comunicação Irpaa

Foto: Andressa Menezes ( Colaboradora do Eixo Clima Água).


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores do Território Sertão São Francisco apresentam experiências de Convivência com o Seminário em Belém (PA)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005