IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Representantes do Irpaa compartilham experiências no XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

Representantes do Irpaa compartilham experiências no XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

Aconteceu no período de 22 a 25 de novembro de 2016, em Fortaleza (CE), o XI Fórum de Desenvolvimento Territorial. O evento foi organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, com contribuições de organismos nacionais e internacionais que trabalham com pautas afins, e teve por objetivo o Intercâmbio de inovações em políticas públicas e práticas de desenvolvimento rural sustentável em zonas semiáridas da América latina.

O Fórum contou com a participação de 250 pessoas, representantes dos governos federal, estaduais e municipais, movimentos sociais, universidades, instituições dedicadas a pesquisas sobre a dinâmica do desenvolvimento rural, redes nacionais e delegações de outros países latino-americanos, tais como Panamá, Colômbia, México e Peru.

O colaborador do Irpaa André Azevedo Rocha e a agricultora Gizélia Gomes Medrado fizeram parte da mesa “Tecnologias Sociais” e na oportunidade apresentaram as experiências de acesso e gestão de água no contexto da Convivência com o Semiárido, dando ênfase ao grande potencial de água de chuva que temos e que precisa ser desbloqueado, em consonância com as afirmativas da “Declaração de Addis Abeba” e da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC.

Cerca de vinte tecnologias foram apresentadas e testemunhadas pelo Irpaa no Fórum, as quais são vivenciadas pelas comunidades tradicionais da sua área de atuação e destinam-se ao estoque e manejo de água de consumo humano, usos domésticos, produção animal e vegetal, preservação de nascentes ou áreas vulneráveis a desertificação, e à recarga de reservas subterrâneas.

Além de evidenciar a necessidade de ampliar as frentes de luta pela água com base nas diversas demandas, André Rocha tratou de desmistificar as causas das crises hídricas, chamando atenção para as contribuições antrópicas para a crise ambiental, e para a má gestão das águas como causas primárias. André também denunciou o comodismo frente ao uso abusivo do carro-pipa como forma de abastecimento, bem como a presença de agrotóxicos em rios, lagos e poços do Semiárido brasileiro, comprometendo sua qualidade.

Os conteúdo das apresentações estarão disponíveis a partir do dia 30 de novembro de 2016 no endereço www.iica.org.br/Download/ForumDRS/Apresentacoes/23_11_AndreRocha.pdf

Textos: Eixo Clima e Água


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Representantes do Irpaa compartilham experiências no XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005