IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades do interior do Ceará promovem manifestação pela democratização da água

Comunidades do interior do Ceará promovem manifestação pela democratização da água

Para protestar contra uma situação de extrema injustiça e abandono com relação ao abastecimento de água, especialmente na região do Vale do Jaguaribe e na Chapada do Apodi, no estado do Ceará, entidades do movimento popular e pastorais sociais acompanhadas pela Cárita e pelas Dioceses de todo o estado, promoverão no próximo dia 18, em Fortaleza, uma grande manifestação pelo direito à água.

O padre Israel Alisson, vigário de Limoeiro do Norte e que atua junto às comunidades da região da Chapada do Apodi, diz que a situação está insustentável porque as empresas de monocultura estão consumindo violentamente a pouca água que ainda restam nos reservatórios: “as empresas do agronegócio estão usando de forma desordenada as águas do açude de Castanhão, do rio Jaguraribe e do aquífero de Jandaíra, deixando as comunidades totalmente desabastecidas”, denuncia Israel. O religioso diz ainda que esses empreendimentos estão fazendo com que povos tradicionais como indígenas e agricultores/as familiares abandonem a região, enquanto as empresas tomam conta também das terras para implantar seus projetos. Ainda segundo o padre, esses empreendimentos têm todo um aporte técnico e financeiro do Estado para continuar avançando e consumindo mais de 70% das águas dos açudes e do subsolo. Ele ressalta que isso está acontecendo exatamente num momento crítico onde as comunidades rurais enfrentam um longo período de estiagem sem que o governo se preocupe em estabelecer uma política hídrica que venha favorecer essas populações tão sofridas do interior do estado.

Manifestação

Milhares de pessoas e representantes de entidades populares envolvidas na defesa dos povos e comunidades vítimas das obras hídricas no Ceará, tais como Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) estão sendo esperados/as para participar de uma marcha na manhã do dia 18 pelas principais ruas de Fortaleza e em seguida uma grande concentração na praça Luiza Távora, no centro da cidade.

Durante a manifestação, há uma previsão das lideranças dos movimentos conversarem com os representantes do Governo do Ceará, onde será apresentada dentre as reivindicações: o controle mais rigoroso da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com relação ao uso exagerado das águas dos açudes e dos poços por parte das empresas agrícolas e de criação de camarão. De acordo com alguns representantes da Cáritas do Ceará, se possível for, o governo e a Cogerh terão que fechar as torneiras que tanto favorecem o agronegócio no estado para que as comunidades do interior continuem vivendo e produzindo em suas regiões

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades do interior do Ceará promovem manifestação pela democratização da água

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005