IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes da República do Irpaa participam de aula prática na Caatinga

Estudantes da República do Irpaa participam de aula prática na Caatinga


Conhecer um pouco da Caatinga a partir das plantas, dos animais, dos solos, dos cultivos naturais, e sobretudo, conhecer sua beleza e seu potencial, é um dos objetivos da “Trilha da Convivência” -  uma caminhada pedagógica que é feita constantamente no Centro de Formação Dom José Rodrigues, ou Centro de formação do Irpaa como também é conhecido.

E quem teve o privilégio de fazer essa trilha marcada por muita informação e conhecimento, na manhã desta terça-feira (24), foram os/as 19 estudantes mantidos pela instituição e que residem nesse espaço. Alguns desses, como a jovem Mirele de Carvalho, vinda de Pilão Arcado (BA) e Jardel Nascimento de Campo Formoso (BA), fizeram essa trilha pela primeira vez e se mostraram encantados com a diversidade de plantas e até de tecnologias que são possível de se implementar em áreas de Caatinga onde muita gente extrai seu sustento. Jardel disse ser um privilegiado em vir morar  no Centro de Formação Irpaa, porque vai poder levar muitas ideias de Convivência para sua comunidade. Já o estudante João José, morador de Canudos, que já mora no local há dois anos e faz o curso de agropecuária em Juazeiro, disse que apesar de já ter feito a trilha, é sempre uma novidade fazê-la novamente porque algo novo e diferente é revelado na caminhada. João lembra que as práticas diárias feitas no local, junto com os companheiros/as, servem com um valioso aprendizado o qual ele não ver na escola.

A república dos estudantes do Irpaa, conta agora com jovens de municípios baianos como Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso e Cansanção, que a partir desse ano, se juntam aos demais que também fazem o curso de técnico em agropecuária no Centro de Educação Profissionalizante do Território do Sertão do São Francisco (Cetep) de Juazeiro.
 

Essa trilha feita para os/as estudantes, de modo especial para os novos que vão fazer parte da República do Irpaa a partir desse ano, foi orientada pelo Coordenador do Eixo de Produção do Irpaa, José Moacir, que além de mostrar o potencial produtivo da Caatinga, disse que a ideia é também mostrar o quanto esse bioma é dotado de beleza e, como uma propriedade  rural no Semiárido precisa ser observada e preservada para produzir alimentos e outras riquezas próprias da região. Moacir lembra que, fazer a trilha é importante para os/as  estudantes que moram no local porque a caminhada serve também para discutir, além da produção, outros temas como meio ambiente, juventude, solidariedade e políticas públicas adequadas à região, uma vez que esses estudantes, no futuro, costumam atuar em entidades que trabalham a valorização do Semiárido ou em outros espaços sociais e políticos que formulam leis e projetos voltados para o desenvolvimento da região.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes da República do Irpaa participam de aula prática na Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005