IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Cansanção, no sertão baiano, juventude busca fortalecer comunicação popular

Em Cansanção, no sertão baiano, juventude busca fortalecer comunicação popular

Dentro das estratégias de fortalecimento do movimento jovem do município de Cansanção (BA), lideranças ligadas a grupos pastorais e ao movimento sindical do município promoveram nos dias 27 a 29 de janeiro um encontro de formação, cujo tema foi “Juventude e Comunicação Popular pela construção de um novo Semiárido”.

Entendendo a Comunicação como um dos pilares essenciais na sociedade, especialmente no atual contexto de crescimento das possibilidades de recepção e produção de informação, o objetivo do encontro foi provocar as/os jovens a refletirem sobre a relação entre mídia e poder e o papel da comunicação democrática, popular. “Hoje a gente não produz informação, a gente recebe. Tem meios de comunicação que a gente já usa, a juventude usa, mas não são meios de comunicação que foram criados pela gente pra produzir informação nossa”, disse Rogério Borges, um dos organizadores do evento, reforçando a necessidade de fortalecer a comunicação popular, sobretudo nas comunidades rurais.

A discussão sobre o tema central do debate foi facilitada por colaboradoras do Irpaa, que trouxeram reflexões acerca do direito humano à comunicação e a necessidade de democratizar a mídia no Brasil. Para Gisele Ramos, colaboradora do Eixo Comunicação do Irpaa, este tipo de formação “ajuda na construção de leitura crítica da mídia, possibilitando uma nova forma de fazer comunicação, onde a pluralidade e liberdade de ideias são respeitadas”.

Após debates, vídeos, dinâmicas, leituras e discussões em grupo, as/os participantes apresentaram algumas possibilidades de potencializar a comunicação local popular, avaliando a viabilidade de investir em alguns instrumentos de comunicação acessíveis aos jovens, a exemplo do teatro, rádio poste e as redes sociais. “A gente pode recriar a informação dentro da própria localidade para distribuir a informação a respeito da nossa comunidade, o que não aparece nos grandes meios, pois acontece muitas coisas importantes mas são deixadas de lado”, diz Adenilton Conceição, participante da formação.

Com a participação de uma média de 35 jovens, o encontro também contou com místicas e apresentações dos grupos presentes, que conduziram o evento com muita animação. Na noite de sábado, moradores/as da comunidade de Capoeiras, local que sediou o encontro, puderam integrar-se aos jovens durante a noite cultural, momento marcado por apresentações de teatro e do reisado, tradição da cultura popular local.

O evento foi realizado pelo Coletivo de Jovens, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural e contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Cactus, Cese (Coordenação Ecumênica de Serviços), Irpaa e organizações religiosas.


Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Cansanção, no sertão baiano, juventude busca fortalecer comunicação popular

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005