IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Unidade de Saúde de Poções adquire filtro caseiro para água potável

Unidade de Saúde de Poções adquire filtro caseiro para água potável

 Com intuito de contribuir com a segurança hídrica dos/as usuários/as da Unidade Básica de Saúde de Poções (USB), a Unidade, em parceria com Irpaa, realizou uma atividade educativa sobre a importância do processo de filtragem da água e como construir um filtro caseiro. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a segurança hídrica está relacionada com acesso à água em qualidade, quantidade e regularidade pela população.

A atividade aconteceu na manhã dessa última terça-feira (07), na própria USB que fica em Poções, Distrito de Juremal, no interior de Juazeiro. Antes de começar os atendimentos médicos, os/as presentes participaram da palestra de conscientização acerca da necessidade de purificar a água destinada ao consumo humano. Uma forma simples e de baixo custo é o filtro caseiro, tecnologia social que realiza a purificação da água, eliminando contaminantes físicos e químicos, dessa forma contribuindo na prevenção de algumas doenças.

De acordo com a enfermeira da USB, Carine da Silva, a ideia de trabalhar a produção de filtro caseiro surgiu em reunião da equipe, após as agentes de saúde identificarem que “a comunidade não tava usando a água adequada para o consumo...caso de diarreia, índice de parasitas em fezes é altíssimo, e a gente sabe que tudo isso é por conta da água, que não é adequada para o consumo. Então, a gente achou viável fazer essa atividade educativa com a comunidade”, diz a enfermeira, que ressalta a importância da população não só construir o filtro caseiro em casa, mas reproduzir essa informação para demais pessoas.

A água da comunidade de Poções é oriunda da adutora da Mineração Caraíba e segundo Adriana da Silva Souza, agente comunitária da USB, nem todas as pessoas da comunidade tem conhecimento que essa água é bruta. “Essa água é uma água bruta, não tem tratamento e com isso a maioria das pessoas não se preocupa em tá tendo um filtro em casa, em tá fervendo, e consome essa água direto da torneira”, conta Adriana. A agente de saúde acredita que a atividade vai contribuir no seu trabalho, que é de acompanhar e orientar as famílias com ações preventivas. Uma dessas famílias é a de Dona Deusdete da Silva, moradora que utiliza a água para consumo humano sem passar por nenhum processo de filtragem, mas garante que após a palestra vai construir seu filtro caseiro: “Hoje foi muito interessante, eu pretendo fazer o filtro, pois é muito bom pra saúde da pessoa”, diz dona Deusdete.

Produção do Filtro Caseiro

Pote de barro, areia grossa, areia fina, carvão vegetal em pó, cascalho e pedras foram os materiais utilizados para produzir o filtro caseiro que vai ser utilizado pela USB de Poções. Vale ressaltar que o uso do filtro faz parte da saúde preventiva e um dos princípios da Unidade Básica de Saúde é trabalhar a saúde preventiva.

A construção do filtro caseiro foi realizada pelas colaboradoras do Irpaa Daiane Souza e Andressa Menezes e durante a prática Andressa Menezes, destacou que para garantir o acesso e a boa gestão da água, “não basta ter água, a água precisa ser em quantidade e qualidade suficientes”. Além disso, as colaboradoras do Irpaa enfatizaram a respeito da qualidade da água da chuva, seu potencial para consumo humano e a necessidade das comunidades armazenarem essa água nas suas cisternas.

 


Texto e fotos: Comunicação Irpaa

 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Unidade de Saúde de Poções adquire filtro caseiro para água potável

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005