IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido é realizado em Tiquara, Campo Formoso

Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido é realizado em Tiquara, Campo Formoso

No dia 12 de março deste ano, foi realizado na comunidade de Tiquara, Campo Formoso – BA, o Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido”, reunindo mais de cem pessoas, entre elas agricultores/as familiares. O evento foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária da Região de Tiquara – COOMART, em parceria com o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar - SINTRAF e o Centro Educacional Comunitário da Associação de Tiquara – CECAT.

O seminário teve como objetivo discutir alguns programas e projetos governamentais que estão sendo realizados no município, além de incentivar e estimular a participação dos/as agricultores/as no desenvolvimento, organização, produção e beneficiamento da agropecuária apropriada familiar da região. Luta pela terra, cooperativismo, educação e Convivência com o Semiárido, reforma da previdência e os impactos para o/a trabalhador/a, tecnologias de Convivência com o Seminário e segurança alimentar também foram alguns dos temas abordados durante o Seminário pelas entidades presentes. Na ocasião, aconteceu uma apresentação teatral com a participação dos jovens da comunidade, retratando o orgulho de ser nordestino.

O Irpaa esteve presente no evento debatendo Segurança Alimentar e Convivência com o Semiárido, enfatizando a importância das organizações comunitárias e as potencialidades do Bioma Caatinga, assim como o papel das tecnologias de captação e armazenamento da água de chuva e a prática de estoque de alimentos na vida das famílias que vivem na região semiárida. José Moacir dos Santos, colaborador do Irpaa, que esteve no Seminário, lembrou aos participantes que a região passa por uma grande seca, mas que a população está mais preparada para este período de seis anos de estiagem por conta, entre outras ações, das tecnologias sociais difundidas pela proposta da Convivência com o Semiárido.

Participaram também deste momento, representantes de organizações e associações comunitárias, comissão municipal da água de Campo Formoso, cooperativas e entidades sociais, Cactus, Instituto Federal de Educação e Tecnologia Baiano Campus de Senhor do Bonfim - IFBA, Comissão Pastoral da Terra - CPT, Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial - Nedete, Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – Setaf, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Fetraf e o Irpaa.

Texto e Foto: Assis Pereira da Silva
Edição: Eixo Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido é realizado em Tiquara, Campo Formoso

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005