IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

No Dia mundial da água, Juazeiro debate sobre água da chuva

No Dia mundial da água, Juazeiro debate sobre água da chuva

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), garantir a segurança hídrica é assegurar o acesso à água em qualidade, quantidade e regularidade pela população. Um dos caminhos para garantir esse acesso é a captação e armazenamento da água da chuva. Esse ano, a semana da água vai discutir a necessidade de desbloquear o potencial da água da chuva no Brasil.

Em comemoração ao Dia mundial da água, dia 22 de março, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa e a Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC realizarão o seminário “Em defesa da Água de Chuva”. O evento acontecerá na manhã da próxima quarta-feira (22), no auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro.

O evento pretende abordar o potencial da água de chuva na região, sua importância e qualidade, tendo com público-alvo pesquisadores/as, educadores/as, estudantes/as, profissionais, técnicos/as, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Visando instigar a adesão de mais agentes de pesquisa e difusão de tecnologias de captação e manejo, bem como fortalecer a cultura do uso de água de chuva no Semiárido brasileiro, o seminário vai contar com dois painéis temáticos: “Desbloquear o potencial da água de chuva” e ''A água da chuva é boa e confiável”.

O colaborador do Irpaa, João Gnadlinger, que vai mediar um dos painéis, defende que para desbloquear o potencial de aproveitamento da água da chuva no Brasil primeiro é preciso “desbloquear nosso entendimento da captação da água de chuva, a chuva cai em cima da terra em todo lugar... então tem que desbloquear a mente, a visão, a política, o conhecimento, os meios financeiros para a captação de água se tornar uma realidade no Brasil inteiro”, pontua João.

O seminário conta com parceria da Uneb e com apoio de entidades e movimentos da sociedade civil. Já em Curaçá, o grupo Galeota das Artes está percorrendo bairros da cidade com apresentações de música e teatro refletindo estas temáticas. Essa programação vai até o dia 22 e é uma ação que conta com apoio da Paróquia, Pastoral do Meio Ambiente e Irpaa.

O quê: Seminário “Em defesa da Água de Chuva”

Quando: 22 de março de 2017

Onde:  Auditório Antônio Carlos Magalhães na Universidade do Estado da Bahia - Uneb em Juazeiro.

Texto: Comunicação Irpaa  Foto: Arquivo Sajuc


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

No Dia mundial da água, Juazeiro debate sobre água da chuva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005