IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Programação do 9º Festival do Umbu evidencia a diversidade da produção apropriada ao Semiárido

Programação do 9º Festival do Umbu evidencia a diversidade da produção apropriada ao Semiárido

 Nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, acontecerá a abertura da 9ª Edição do Festival do Umbu, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). O Festival, que esse ano tem como tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, encerra dia 29 de abril e toda sua programação acontecerá na Praça São João Batista, no centro da cidade de Uauá (BA).

Agricultoras/es, estudantes, expositores/as, organizações parceiras e demais convidados/as participarão de painéis de discussões, visitação aos stands de comercialização de produtos de diversos grupos do Semiárido, degustação gastronômica, além de apresentações culturais. Essas atividades acontecerão entre 9h e 21h, sendo sempre encerrada com atrações culturais em palco na referida praça.

As temáticas dos painéis de discussão foram pensadas para dialogar com o tema do festival e com as atividades desenvolvidas pelas comunidades e famílias que acreditaram e passaram a vivenciar na prática a proposta de Convivência com Semiárido. “Mandiocultura: entraves desafios e organização”, “Mercado institucional PAA e PNAE: políticas públicas para a agricultura familiar” e “ Tecnologia de produção para fruticultura de sequeiro”, são alguns dos temas.

De acordo com Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc, os painéis têm como objetivo “enriquecer a discussão em torno da diversificação dos sistemas produtivos e também mostrar para as pessoas a importância da agricultura familiar em suas diferentes atividades”. Para dialogar sobre as potencialidades e os desafios da agricultura familiar, o festival contará com participação da Embrapa, Irpaa, Superintendência de Agricultura Familiar – Suaf entre outros/as parceiros/as.

Ao longo dos dias, haverá também uma vasta programação cultural, com destaque para grupos populares regionais de música, o reisado do grupo Cultura e Diversidade, de Monte Santo (BA), o grupo Brincantes da Rua de Baixo - RDB\', formado por crianças de Curaçá (BA) e outros artistas locais. Nos stands de exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, os/ as visitantes poderão conhecer os saberes e sabores de aproximadamente 40 empreendimentos do Semiárido.

Esse ano, o Festival tem como novidade o Armazém da Agricultura Familiar, espaço que apresentará a Central da Caatinga, uma organização que reúne 10 cooperativas que trabalham com produtos de base familiar e com a economia solidária. A Central desenvolve um trabalho em rede, preocupado com a agregação de valor aos produtos e a preservação do meio ambiente.

A 9ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.

Veja aqui a programação completa do Festival.


AsCom Agência Chocalho


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Programação do 9º Festival do Umbu evidencia a diversidade da produção apropriada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005