IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Começa hoje a 25ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido

Começa hoje a 25ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido

Inicia hoje (10), a partir das 19h, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, a 25ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido, encerrando no dia 21 deste mês. A Escola, é um espaço formativo que vem sendo realizado pelo Irpaa há 25 anos com objetivo de contribuir com a formação política e técnica de agricultores/as familiares de várias regiões do Semiárido brasileiro. Desde 2015, o público da Escola tem sido jovens, filhos/as de agricultores/as familiares, pensando o quanto as novas gerações podem contribuir com a continuidade da ideia do bem viver nesta região, desenvolvendo o papel de protagonista dessa proposta.

Voltada para a formação da juventude rural, a edição deste ano conta na sua programação com formações teóricas e práticas, vivências, intercâmbios e momentos culturais com foco em temas relacionados à proposta da Convivência com o Semiárido, compreendendo a diversidade cultural, científica e produtiva desta região. Neste intuito, as duas semanas de Escola vão proporcionar aos jovens uma ampla visão sobre a região semiárida, seus aspectos históricos, a produção agropecuária apropriada, a compreensão do clima e a disponibilidade hídrica, às questões relacionadas a regularização fundiária, o direito à comunicação, educação contextualizada, história de Canudos, entre outros temas.

Para a coordenação do Irpaa, pensar no público juvenil desta escola é refletir a sucessão rural, considerando que estudos apontam que a população rural brasileira está envelhecendo e os jovens estão migrando para as cidades, dentre outros motivos, pela falta de trabalho e estudos, essa realidade não é diferente no Semiárido. “Nesse sentido, o Irpaa viu como importante contribuir com essa discussão junto com juventude, discutir a possibilidade do jovem permanecer no campo, a partir de toda uma discussão sobre a Convivência com o Semiárido e sobre as possibilidades de conseguir garantir condições dignas para os jovens viverem no campo. Então, é no intuindo de discutir com essa juventude, esse novo campo brasileiro e qual é o futuro do rural do Semiárido brasileiro”, pontua Cícero Félix, Coordenador Geral da Instituição.

Este ano, a escola vai reunir no centro de Centro de Formação Dom José Rodrigues aproximadamente 45 jovens dos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas. Sua programação conta ainda com visitas ao Centro de Pesquisa da Embrapa, em Petrolina (PE), a Escola Família Agrícola de Sobradinho, Barragem de Sobradinho e Serra do Cruzeiro, também em Sobradinho. No final da escola de formação, os/as participantes ficam com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos na sua região.

Texto: Comunicação Irpaa.


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Começa hoje a 25ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005