IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Integrantes do IRPAA apresentam projetos em Curaçá

Integrantes do IRPAA apresentam projetos em Curaçá

Aproximadamente dez horas da manhã. Voz e violão abrem o evento, um dia de reunião com integrantes do IRPAA para divulgação das propostas de Convivência com o Semiárido. Zé de Célia, artista local, envolve o público por meio de melodias que narram experiências do homem do campo. Logo em seguida, a equipe do IRPAA, representada pelo coordenador geral Ademilson da Rocha, pelo engenheiro agrônomo Júlio Ceśar e pelo técnico agrícola José Moacir apresenta os projetos realizados pela instituição que abrangem Curaçá e comunidades. Os projetos P1 + 2, Mata Branca, Recaatingamento e o ATER, Assessoria Técnica e Extensão Rural, foram destaques durante o encontro.

 

Para dar as boas vindas ao público, o prefeito da cidade, Salvador Lopes, discursou a respeito da necessidade de autonomia das famílias rurais, contra a dependência dos governos e a política dos carros-pipa, reforçando a importância do desenvolvimento de tecnologias apropriadas à realidade do semiárido. Durante a apresentação da equipe do IRPAA, a polêmica das mineradoras e de possíveis empresas voltadas para o biocombustível foram lembradas como forma de alertar a população para a necessidade de articulação em busca da melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares de Curaçá e região. 

 


Convidados participam do encontro no auditório Dr. Djalma, Curaçá - BA

 

 

O beneficiamento do umbu foi citado pelo coordenador geral da instituição como uma rica fonte de renda, garantindo a segurança alimentar das comunidades. As vantagens das tecnologias apropriadas também serviram de instrumento para o reforço da identidade dos grupos, citadas por Ademilson como alternativas de convivência: cisternas de produção, bombas populares, tanques e barragens subterrâneas. Na sequência, o agrônomo Júlio César apresentou os técnicos responsáveis pelo projeto de ATER nas comunidades de Curaçá: Fernando, Adevaldo e Carlos Alexandre, ressaltando a necessidade de parceria com outros órgãos e instituições locais para o sucesso da Assessoria Técnica e Extensão Rural como proposta diferenciada em sua dimensão humana e social.

 

Técnicos do projeto ATER se apresentam para as comunidades.

 
O técnico agrícola José Moacir e o coordenador geral do IRPAA, Ademilson da Rocha, apresentando projetos de Convivência com o Semiárido.

 

 

Após a apresentação da equipe do IRPAA, teve início um debate com participação ativa do público. A necessidade de oferecer cursos para elaboração de projetos foi o ponto-chave das discussões, instigada a cada opinião, desde presidentes de Associações, lideranças de assentamentos e agricultores familiares aos representantes do poder público.

 

O próximo lançamento do projeto de ATER e apresentação dos demais programas executados pelo IRPAA será em Juazeiro, no dia 26, às 09h, na sede do Ingá. Participe você também! Compartilhe saberes e experimente uma proposta diferente! A melhoria da qualidade de vida através da "Convivência com o Semiárido" depende de cada um e de todos nós.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Integrantes do IRPAA apresentam projetos em Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005