IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Agentes comunitários rurais e de apicultura do projeto Bahia Produtiva participam de formação em Juazeiro

Agentes comunitários rurais e de apicultura do projeto Bahia Produtiva participam de formação em Juazeiro

Nos dias 15 e 16 de agosto deste ano, agentes comunitários rurais e de apicultura assessorados/as pelo Irpaa, participaram da segunda formação do Projeto Bahia Produtiva, que aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro – BA. Um dos objetivos deste segundo momento foi agregar mais conteúdo e práticas voltadas para a área de atuação dos/as agentes comunitários/as, integrantes das associações comunitárias, que são os/as responsáveis em prestar o serviço de assessoria técnica para as famílias nas suas comunidades de origem.

O colaborador do Irpaa, que atua como coordenador pedagógico deste projeto, Álvaro Luiz, explica que todo o conteúdo da formação foi planejado a partir da própria demanda do/as agentes, que foram percebidas ao longo das visitas técnicas e encontro comunitários que já foram realizadas em cada município. “Uma destas necessidades era conhecer mais como desenvolver o trabalho na prática relacionada aos projetos de apicultura, criação de animais, de horta... e de que forma podemos também aprender e ensinar com os agricultores/as”, esclarece. Neste sentido, a programação do encontro pautou atividades práticas e planejamento pedagógico das atividades a serem realizadas pelos agentes comunitários.

Para Lorena de Araújo Melo, assistente territorial e fiscal da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o trabalho dos agentes comunitários tem avançado e estas formações e o acompanhamento direto do Irpaa junto a estes jovens tem contribuído pra esse resultado. “O projeto tem crescido muito em nível das metas a serem cumpridas e isso tem produzido um efeito muito bom na condução dos trabalhos com as famílias. A gente percebe tanto essa satisfação nos agentes como nas famílias ...e é esse o verdadeiro papel da instituição que está prestando a assessoria técnica para as associações, o que qualifica o projeto do Bahia produtiva”, avalia.

Na avaliação de Álvaro estas formações não qualificam apenas o trabalho desenvolvido pelo agente na sua comunidade, mas implica a sua formação pessoal, uma evolução que eles vem observando, “ o que mais surpreendeu foi a desenvoltura dos agentes na apresentação do diagnóstico - para que o Irpaa conhecesse como está a situação de cada família, e essa apresentação foi uma evolução muito rápida. Uma evolução com base na prática diária deles. A gente deu algumas bases, e aí no dia a dia, no trabalho, eles já estão conseguindo se empoderar, chegar com coragem e total conhecimento do que estão falando e apresentar os resultados”, avalia.

Na opinião do Agente comunitário de Apicultura, da Associação de Apicultores de Uauá, Pedro Varjão Melo, “essa formação está sendo muito importante. Às vezes a gente chega aqui[na formação] sem saber muito o que deve fazer nas comunidades, como abordar um apicultor quando chegar na casa dele, como planejar as atividades, o que vai ser abordado na visita. E essa formação está servindo muito pra isso, pra gente poder fazer nosso trabalho junto aos apicultores/as”, pontua.

Além desta formação, ainda será realizado o seminário territorial que visa reunir agentes comunitários, lideres das associações, parceiros e representantes das famílias atendidas pelo projeto para avaliar o que já foi realizado e encontrar soluções para questões que surgirem. Além deste encontro, tem o acompanhamento mensal de visita técnica a cada associação, e a cada três meses é realizado um encontro comunitário. O projeto tem a duração de três anos, onde a cada final do ano de atividades serão realizados encontros de monitoramento para avaliar se o serviço prestado pelo Irpaa está atendendo as necessidades das associações e se a entidade está cumprindo as metas previstas para cada ano.


Projeto Bahia Produtiva
O Irpaa é uma das organizações não governamentais que prestam assessoria técnica para agentes comunitários rurais e de apicultura de associações comunitárias que venceram o edital do Projeto Bahia Produtiva, uma política pública de Ater do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de fomento a inclusão produtiva de projetos de comunidades rurais da Bahia. O projeto conta com recursos do Banco Mundial e contrapartida do Estado.

As formações integram um conjunto de atividades previstas no projeto com o intuito de garantir formações específicas para os agentes que prestarão assessoria para as famílias integrantes da Associação. Álvaro explica que o Irpaa faz uma assessoria para que nas comunidades estes agentes possam desenvolver o seu trabalho junto às famílias da melhor maneira possível. O que na visão do agente comunitário de apicultura Pedro este apoio tem sido importante e fundamental para sanar dúvidas e contribuir com o andamento das ações desenvolvidas pela associação comunitária.

Pedro explica ainda que se sente no papel de animar os agricultores/as diante das dificuldades encontradas para desenvolver ainda mais o trabalho com a apicultura, “tem criadores de abelhas há mais de 20 anos, tem pessoas lá que tem muito a ensinar.. e estou lá pra ajudar no melhoramento do apiário, da organização, melhoramento de rainhas e assessorando no que for preciso, não só no apiário, mas também na burocracia da associação”, argumenta.

Texto: Comunicação Irpaa
Foto: Comunicação Irpaa e Pedro Varjão 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agentes comunitários rurais e de apicultura do projeto Bahia Produtiva participam de formação em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005