IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Assembleia do Colegiado do Território Sertão do São Francisco elege novo núcleo diretivo e aprova plano de desenvolvimento territorial para os próximos anos

Assembleia do Colegiado do Território Sertão do São Francisco elege novo núcleo diretivo e aprova plano de desenvolvimento territorial para os próximos anos

 Nos dias 05 e 06 de outubro deste ano, foi realizada a Assembleia do Colegiado Territorial do Território Sertão do São Francisco – BA (Codeter), em Juazeiro, para aprovar o Plano de Desenvolvimento Territorial, eleger novo Núcleo Diretivo do Colegiado e discutir outras pautas. O evento reuniu cerca de 80 representantes de organizações, instituições, movimentos sociais e poder público que compõem o colegiado Territorial.

A plenária, a partir da leitura do documento síntese do plano de desenvolvimento territorial, feitos os acréscimos e mudanças, aprovou o documento, que é a base para pensar a política territorial para os próximos oito anos. O plano é composto por quatro eixos de atuação, onde foram elencadas as estratégias e metas de cada Eixo. Posteriormente, o documento final será publicado e ficará disponível para a população.

O coordenador do Codeter, Edmilson Nascimento, explica que o documento vem sendo construído há mais de um ano, envolvendo a participação dos/as integrantes do Colegiado através de oficinas municipais, discussões, comissões e pesquisa ampliada e profunda para agregar mais informações ao plano. A expectativa do Colegiado é que o governo atenda as demandas apresentadas no documento, “que ao pensar as ações para o território, tenha como base esse processo construído, que é o nosso plano de desenvolvimento territorial sustentável”, esclarece Edmilson.

“A gente tem um ganho muito grande para a mobilização que foi feita para a construção do Plano, que reflete exatamente o nível de organização que o território tem em cima das políticas, com a participação de vários segmentos e também da constatação do avanço da sociedade civil”, avaliou Lorena Melo, representante da CAR, no Codeter. Lorena pontuou também que a dinâmica territorial vem conferindo uma ampliação da discussão da importância da política territorial, envolvendo cada vez mais diversos segmentos sociais.

Renovação da gestão

Outro encaminhamento da Assembleia foi a renovação do Núcleo Diretivo, através de eleição de novas entidades que manifestaram interesse em compor a direção do Colegiado territorial, que é composto por doze entidades, sete da sociedade civil e cinco do poder público. A nova coordenação do Núcleo, que atuará por dois anos, é composta pelas seguintes entidades: Cachiu – Central das Associações integradas de Uauá, Irpaa, Sasop, Instituto Mata Branca, Central da Caatinga, Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (Naenda) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), representantes da sociedade civil e a Uneb, Car, BNB, Bahia Pesca, Inema, entidades do poder público.

“Vivemos agora um novo momento que é a renovação do novo núcleo diretivo. A nossa expectativa é que as entidades abracem a causa [da política territorial]”, pontuou Edmilson sobre a nova composição da coordenação. Edmilson também pontua que esta renovação vem com a missão também de animar as ações em nível de território.

Texto e foto: Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Assembleia do Colegiado do Território Sertão do São Francisco elege novo núcleo diretivo e aprova plano de desenvolvimento territorial para os próximos anos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005