IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Embrapa Semiárido realiza o II Curso Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade

Embrapa Semiárido realiza o II Curso Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade

Entre os dias 18 a 21 de outubro deste ano, a Escola Família Agrícola de Sobradinho – BA está sediando o II Curso Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade. Esta ação de capacitação envolve professores/as, monitores/as e estudantes das Escolas ligadas à Refaisa e faz parte do projeto Integração Pesquisa-Extensão-Escola-Comunidade: intercâmbio e construção de conhecimentos a partir da Rede das Escolas Família Agrícolas Integradas no Semiárido - Refaisa, coordenado pela Embrapa Semiárido e aprovado no âmbito do Arranjo de Projetos Rede Ceffas - Redes de Pesquisa, Transferência de Tecnologia, Intercâmbio e Construção do Conhecimento em conjunto com Ceffas (Centros Familiares de Formação por Alternância) do Brasil.

Durante o curso os/as professores/as e monitores/as das EFAs aprenderão a usar determinadas ferramentas participativas para realizar o diagnóstico participativo da agrobiodiversidade. O objetivo é fortalecer ou implantar bancos pedagógicos de sementes nas escolas numa interação entre estudantes e comunidades. A capacitação será desenvolvida em diferentes módulos, ou etapas, envolvendo atividades práticas nas escolas, com os/as estudantes e nas comunidades, durante o Tempo Comunidade prevista nos Planos de Estudos.

Participam da atividade cerca de vinte profissionais de 7 escolas da Rede. Em fevereiro de 2017 já está marcada a próxima etapa da formação, quando serão apresentados e discutidos os resultados do diagnóstico realizados sobe a agrobiodiversidade e nova etapa da capacitação e desenvolvimento do trabalho.

Para Maria Aldete, pesquisadora da Embrapa Semiárido, esta ação tem uma importância fundamental em diversos aspectos, como por exemplo, a conscientização, sensibilização e formação de jovens, filhos de agricultores familiares, alunos das EFAs, na conservação e uso da agrobiodiversidade, representando um potencial de continuidade destas ações nas comunidades. Além desse aspecto, existem outros, como gerar informações relevantes para a criação e continuidade de políticas públicas.

Danilo Rodrigues, Assistente Social da Escola Família Agrícola de Itiúba, que participa do projeto e faz o curso diz que essa proposta tem um grande significado, porque vai garantir um resgate cultural nas comunidades em que os/as educandos/as da escola vivem, possibilitando, além da coleta das sementes, a sistematização das estórias. Outro ponto importante é a possibilidade da inserção dos/as educandos/as no mundo da pesquisa. Isso fortalece a luta das Escolas Famílias Agrícolas como contraponto ao sistema das grandes empresas que controlam as sementes, essa ação gera soberania popular.

O curso é realizado pela Embrapa Semiárido, por meio de seu Núcleo de Agroecologia, e a Rede de Escolas Família Agrícola Integradas do Semiárido (Refaisa), com apoio do Irpaa.

Arranjo de Projetos Rede CEFFAS – um arranjo de projetos é uma figura programática da Embrapa, que consiste em uma carteira de projetos com foco em problema de pesquisa ou transferência de tecnologia e inovação bem definidos e construídos a partir de demandas do conjunto da sociedade.

O Arranjo Redes de Pesquisa, Transferência de Tecnologia, Intercâmbio e Construção do Conhecimento em conjunto com Ceffas do Brasil, foi construído em parceria com a Unefab – União Nacional das Escolas Família Agrícola do Brasil, com sede em Brasília e que congrega as redes de Escolas Família Agrícolas e Casas Familiares Rurais do país. Unidades da Embrapa e Ceffas em todo o Brasil discutiram, por videoconferências, os temas prioritários e linhas de ação, os objetivos, foco, conceitos e metodologias envolvidas nos projetos componentes do Arranjo que tem duração de dez anos.

Texto e foto: Paola Cortez Bianchini/Embrapa Semiárido


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Embrapa Semiárido realiza o II Curso Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005