IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS VIABILIDADES DO SEMIÁRIDO

II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS VIABILIDADES DO SEMIÁRIDO

 “Só é possível mudar aquilo que sabemos o que é!” Com a proposta de discutir maneiras para Convivência com o Semiárido, o IRPAA, em parceria com a UNEB através do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), promoveu no período de 2 a 4 de junho o II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS VIABILIDADES DO SEMIÁRIDO. Cerca de trinta alunos de jornalismo, dos mais variados períodos, estiveram reunidos no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, localizado a 1 km do bairro Jardim Primavera, para refletir acerca dos estereótipos abordados pela mídia em busca do despertar para uma outra visão.

 

O estudante do quarto período, Michael Ribeiro, destacou a importância da proposta de Convivência, reforçando a popularidade que o IRPAA tem na difusão de tecnologias apropriadas à realidade da região. Ele, que também é técnico agrícola, acredita na Convivência para um melhor aproveitamento dos recursos.

 

João Barbosa, estudante do oitavo período de jornalismo, participou do I Encontro e ressalta a importância do evento para transformar conceitos e aplicá-los na prática. O estudante citou, ainda, o projeto de extensão “Coisas do Sertão”, um programa experimental de TV coordenado pela professora Fabíola Moura, que tem como um dos pré-requisitos a participação no Encontro.

 

Reportagens televisivas, livros didáticos e literários, música regional foram produtos apresentados sob diferentes pontos de vista, desde a reprodução de conceitos distorcidos sobre a realidade do Semiárido ao potencial da região, como a riqueza cultural e o meio ambiente. O pedagogo Josemar Martins palestrou a respeito das matérias espetacularizadas, discutindo o que considerou a ESTÉTICA DA SECA, utilizada como instrumento político através de ações assistencialistas. Propondo uma mudança de foco, “do meio urbano para o rural”, o professor relatou experiências no acompanhamento de famílias rurais debatendo a modernização aparente frente à problemática da falta de consciência, criticidade e cidadania.

 

O pedagogo Ângelo Neri, integrante da equipe do IRPAA, ao lado da educadora Alaide Régia, também reforçou a importância da Educação Contextualizada ao apresentar as mudanças da proposta político-pedagógica, como adequação do Calendário Escolar ao Calendário Agrícola das comunidades, o que tem otimizado o rendimento nas salas de aula. Ângelo parabenizou a participação do grupo ao relembrar situações que se referem ao Semiárido de maneira depreciativa, momento de polêmica na turma, enriquecido com opiniões diferenciadas.

 

Considerando “o mundo como a melhor escola”, os participantes do Encontro vivenciaram experiências diversificadas através da metodologia educomunicadora proposta pelo IRPAA. Empirismo marcado pela integração e interdisciplinaridade, palavras recorrentes nas falas dos universitários.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS VIABILIDADES DO SEMIÁRIDO

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005