IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Semiárido Produtivo será lançado em Juazeiro

Semiárido Produtivo será lançado em Juazeiro

O Projeto Semiárido Produtivo, que visa fortalecer a inclusão produtiva de agricultoras/es familiares nos estados Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe, será lançado em Juazeiro-BA, no dia 12 de dezembro, no Grande Hotel. O projeto terá duração de três anos e tem, entre outros objetivos, a melhoria da produção agropecuária, o fortalecimento dos sistemas produtivos, a disseminação da ideia de Convivência com o Semiárido e a contribuição para a segurança alimentar das famílias dessa região.

Para Tiago Costa, Coordenador Institucional do Irpaa, o grande objetivo do projeto é “consolidar sistemas de produção que contribuam para a permanência digna das famílias no campo, a geração de trabalho participativo e geração de renda na região semiárida brasileira”.

Estão previstas atividades de assessoria técnica às famílias beneficiadas, incluindo a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de formações (com ênfase em jovens e mulheres), ações de estruturação individuais e de grupos produtivos organizados. Ao todo serão 400 famílias beneficiadas diretamente pelo projeto, em 63 comunidades, distribuídas em 27 municípios dos 05 estados do Semiárido onde o projeto atuará. Alimentação e criação animal, apicultura, avicultura, beneficiamento de frutas e leite são exemplos de atividades já desenvolvidas pelos grupos que participarão do Semiárido Produtivo.

O projeto marca o início de um novo ciclo no Irpaa. No começo de sua história, o Instituto percorreu o Semiárido visitando parceiros e comunidades para divulgar a proposta de Convivência com o Semiárido. Depois de alguns anos a instituição focou sua ação no Território Sertão do São Francisco, onde experimentou as ideias antes propostas. Agora, de acordo com Tiago, o Irpaa vive um novo momento. “A partir desse projeto, o Irpaa espera ampliar o debate da Convivência com o Semiárido e da proposta já sistematizada, implementar ações que se adéquam as condições locais, sobretudo na perspectiva de construção de conhecimentos que resultem na estruturação de uma sociedade mais solidária, digna e sustentável, afirma o Coordenador Institucional”. 

O lançamento acontecerá dia 12 de dezembro, a partir das 08h30min, no auditório do Grande Hotel, em Juazeiro-BA. A atividade faz parte do Encontro Interestadual do Projeto Semiárido Produtivo, que será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro.

O Semiárido Produtivo é uma realização do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Texto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Semiárido Produtivo será lançado em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005