IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Projetos de Convivência são apresentados em Casa Nova

Projetos de Convivência são apresentados em Casa Nova

Após os encontros de Uauá e Canudos, realizados no dia 31 de maio, foi a vez de Casa Nova receber a equipe do IRPAA para discutir as propostas de Convivência com o Semiárido. Na oportunidade, o agrônomo Júlio César apresentou o projeto de ATER, Assessoria Técnica e Extensão Rural, fechando o ciclo de lançamentos do programa. Para dar as boas-vindas ao público, Maria Gorete da Silva, representante da ASA, Articulação do Semiárido Brasileiro, falou a respeito da importância da articulação de entidades pela melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

 

Cerca de quarenta pessoas estiveram presentes no auditório do Colégio Municipal Alano Viana, entre elas integrantes das comunidades de Fundos de Pasto, professores e entidades sindicais. O público interagiu com os representantes do IRPAA, debatendo sobre a desigualdade social por meio da polêmica das ações assistencialistas como instrumento de manipulação, o que tem distorcido a real essência das políticas públicas. Maria do Carmo, professora e diretora da APLB – Sindicato, sugeriu à equipe do Instituto a extensão do debate para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo ela, na maioria trabalhadores rurais que podem se tornar agentes multiplicadores em suas comunidades.


Marcos Sales, técnico do IRPAA, apresentou detalhes do projeto Recaatingamento, desenvolvido na localidade Melancia. Agricultores e agricultoras familiares aproveitaram o momento para expor algumas dificuldades dos Fundos de Pasto. O comodismo de parte do grupo foi citado como desafio a ser superado em busca de um eficaz engajamento social. Na oportunidade, Júlio César chamou a atenção para o plebiscito “Por um limite da propriedade da terra”, a ser realizado na primeira semana do mês de setembro, reforçando a importância de reflexão sobre esse problema histórico enfrentado pela comunidades rurais.

 

 
Júlio César e Marcos Sales apresentam projetos de Convivência

Equipe do projeto de ATER apresenta-se para o público

 

A necessidade de mudanças esteve presente em diferentes opiniões. Para representante da ASA, Maria Gorete, a chegada do IRPAA em Casa Nova “vem para somar” com as experiências bem sucedidas de desenvolvimento local. Com a equipe do ATER definida e apresentada, o final do encontro foi marcado pela expectativa de sucesso em torno dos projetos de Convivência através do fortalecimento das parcerias.



Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projetos de Convivência são apresentados em Casa Nova

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005