IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres de Penedo, interior de Canudos, participam de formação de gênero

Mulheres de Penedo, interior de Canudos, participam de formação de gênero

Cerca de 30 mulheres jovens, adultas e idosas da comunidade de Penedo, Canudos (BA), se reuniram na tarde desta quinta-feira (15) para debater sobre as relações de gênero e o direito das mulheres, principalmente, do campo. A turma é acompanhada pelo Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural de Povos e Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, realizado pelo Irpaa com financiamento do Governo do Estado, através da Bahiater/SDR.

Além destes temas, a formação também foi espaço para discutir sobre a importância do engajamento das mulheres na vida comunitária, bem como o fortalecimento da união e das lideranças da comunidade. Animadas pelo projeto, estas mulheres também estão se refletindo sobre uma auto organização em torno da geração de renda e busca de melhorias na qualidade de vida, como acesso a políticas públicas. “A gente quer criar um projeto e quer que esse projeto tenha continuidade para que as mulheres vejam um mundo diferente, tenham pensamentos positivos e vão a luta… a gente pensa num artesanato, algo que possa dá frutos, seja prazeroso e possa dá renda”, explica Dona Josefa Santana, de 59 anos.

Ela diz ainda que este momento é importante, mas “que as ideias que as pessoas trouxeram a gente possa analisar e possa praticar também”, argumenta. Para Dona Josefa, é preciso haver muito mais união e reuniões entre as mulheres com o intuito também de se fortalecer, quebrar tabus e lutar de forma coletiva pelos sonhos. “Minha mãe me educou para ser dona de casa, e hoje vejo que não é assim. Fiz faculdade aos 56 anos. Era o meu sonho, ser uma profissional, concluir a faculdade, fiz pós graduação… me sinto uma vitoriosa. Mas quero mais. Nunca é tarde para vencer, para correr atrás”, relata a pedagoga que deseja que outras mulheres também lutem pelos seus sonhos.

Os momentos voltadas para animar e provocar as mulheres se auto organizarem fazem parte das ações do Irpaa, que são fortalecidas também através do Projeto de Ater Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) realizado nesta e em outras comunidades de Canudos. Este encontro é fruto do Plano de Ações para as mulheres que foi elaborado no início de realização do projeto, em 2016. No momento de construção do Plano, que foi realizado em Uauá com a participação de 12 mulheres, foi identificado que estas tinham a necessidade de discutir, se empoderar e se auto valorizar. A partir daí as reuniões tiveram início e acontecem a cada dois meses. O tema deste encontro também foi uma escolha das mulheres.

Dona Luíza de Santana, disse que aceitou participar do encontro porque é um espaço que ela adquire mais conhecimento, além de ser um momento de interação e animação com as outras mulheres, “algumas coisas que a gente não tinha conhecimento, passa a ter”, explicou Luiza sobre os temas debatidos no encontro.

Para Nelzidete Costa, articuladora do Irpaa nos municípios de Uauá e Canudos, este momento é mais um espaço para que estas mulheres se unam ainda mais e se fortaleçam. “A participação das mulheres está sendo bastante ativa, algumas acanhadas, mas acredito que é um processo. As formações vão continuar e a expectativa é acompanhar ao longo do projeto, mas que elas caminhem sozinhas”, argumenta. Nelzidete informa que as mulheres já estão dando os primeiros passos sozinhas, onde decidiram realizar um encontro no dia internacional da mulher, 08 de março.

A Associação Comunitária de Fundo de Pasto de Penedo é presidida há pouco mais de seis meses pela jovem Leidjane, que ingressou na associação em outras tarefas, mas que a pedido da comunidade assumiu o desafio de ser representante da comunidade. Para ela, este momento pede muito a participação das mulheres nos espaços coletivos e acredita que é preciso ainda superar muitos desafios nesta caminhada.

 Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres de Penedo, interior de Canudos, participam de formação de gênero

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005