IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Migrar para Linux

Migrar para Linux

 


 
Vale a pena migrar para Linux!
 
A maioria das pessoas que instala openSUSE (é este que usamos aqui no Irpaa) ou outra distribuição GNU/Linux têm usado Microsoft Windows desde há muito tempo, muitos há 10 anos ou mais. A migração para um sistema operacional completamente diferente pode ser mais difícil do que se pensa.
Um dos obstáculos quando se migra de um sistema operacional para outro não é, na verdade, o SO em si, mas a familiaridade que o utilizador criou ao longo dos anos e com as aplicações que correm sobre ele, como instalar novas aplicações ou dispositivos, onde certos tipos de pastas normalmente se ancontram, e assim por diante.
Bom, não há nenhum interesse em fingir que a migração para um novo sistema operativo é simples como atravessar a rua, porque existem diferenças significativas entre Windows e Linux; qualquer diferença torna a vida mais difícil. No entanto, qualquer pessoa que saibam usar Windows conseguem usar Linux - não há nenhuma magia envolvida; apenas um pouco de paciência e vontade de aprender.
Na maior parte dos casos a coisa mais difícil em relação à aprendizagem de Linux é "desaprender" o Microsoft Windows.


Motivação

Para se motivar a aprender e ultrapassar as questoẽs iniciais é importante conhecer os benefícios que o esperam como usuário de Linux.
 
Benefícios técnicos
  • Um sistema seguro onde vírus e spyware não são um problema.
  • Um sistema muito estável.
  • Tem efeitos 3D, buscas e aplicativos no ambiente de trabalho, e qualquer outra caracterśtica que encontra em outros sistemas operativos.
  • O desenvolvimento é rápido. Não tem de esperar 5-6 anos por uma nova versão. Novas versões de openSUSE são disponibiliizadas a cada 8 meses.
Benefícios Económicos
  • Não há necessidade de comprar um sistema operacional tão caro. O Linux pode ser baixado gratuitamente.
  • Não há necessidade de comprar uma dispendiosa suite de escritório - o OpenOffice.org está incluído - para textos, planilhas, apresentações, banco de dados e mais outros.
  • Não há necessidade de fazer um upgrade do seu hardware. O Linux não possui monstruosos e cada vez mais elevados requisitos ao hardware, obrigando-o a comprar um novo computador previamente
Benefícios éticos
  • A maior parte do software no openSUSE é software livre e open source, o que garante ao utilizador a liberdade que não existe no mundo proprietário.
  • Uma vez que pode obter software com tanta qualidade, gratuitamente em Linux, você não se sentirá tentado a piratear.
  • Os sistemas Linux suportam padrões abertos e formatos abertos. E isto mantém a competição justa e garante diversidade. Você não verá monopólios num mundo Linux.
  • Usar Windows pirateado, não da lucro à emprese, mas é benéfica a ela, pois aumenta a base dos usuários.

 

 

Potenciais problemas

Linux é diferente de Windows e leva tempo e esforço para aprender. Além disso o Windows só tem uma coisa a favor dele - ele tem mais usuários. Isto significa:
  • Existem mais jogos e programas para Windows. Photoshop, Dreamweaver, e jogos 3D populares estão entre as aplicações mais ausentes para Linux. Existem no entanto programas muito bons disponíveis para estas tarefas (é bom saber que muitos dos aplicativos específicos para Windows rodam também no Linux atraves do programa "wine").
  • Existe mais suporte para hardware em Windows. Nenhum sistema operacional suporta mais hardware de fábrica do que o Linux (quer dizer você pode dispensar do CD de driver que vem junto com seu novo hardware) - mas existem driveres especificamente para Windows. Isto não se deve à Microsoft, mas obviamente à sua quota de mercado, pois significa que qualquer fabricante de hardware ficaria sem mercado rapidamente se não trabalhasse com eles. Infelizmente o mesmo não pode ser dito dos fabricantes de hardware que não colaboram com o pessoal do Linux. Contudo, a maioria do hardware é suportado pelo Linux e cada vez mais hardware é suportado a cada dia que passa, à medida que o Linux cresce no mercado.
  • Obter ajuda é fácil com Windows - quase toda a gente usa e conhece Windows por isso obter ajuda é fácil quando tem problemas. Nem todos conhecem pessoas que usem Linux. No entanto, você pode obter montes de ajuda online no IRC, listas de correio ou fórums - ou você pode ir ao seu encontro local do grupo de utilizadores Linux (GUL).

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Migrar para Linux

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005