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Fórum Estadual de Educação do Campo realiza reunião para debater situação da educação na Bahia

Fórum Estadual de Educação do Campo realiza reunião para debater situação da educação na Bahia

Na última quarta feira, (18), a reunião entre a secretaria executiva do Fórum Estadual de Educação do Campo - FEEC, que é composta por movimentos sociais populares, ONG’s, instituições de ensino com os representantes da Coordenação Estadual de Educação do Campo, ligada a secretaria estadual de educação – SEC/BA. O FEEC formalizou-se na Bahia em 1999 e desde então tem se proposto a aglutinar os sujeitos e suas experiências exitosas em vista de incidir na política educacional.

O encontro ocorreu no Instituto Anísio Teixeira – IAT, e tratou das questões relacionadas ao conjunto das políticas educacionais que estão relacionadas aos povos do campo. A reunião tratou de assuntos relacionadas as ações que estão sendo desenvolvidas pela coordenação de educação do campo, as demandas trazidas pelo fórum para serem discutidas com o estado e a realização de um Seminário Estadual que pudesse discutir e propor ações que avancem na construção de uma Política Estadual de Educação do Campo.

Para Rosana Rodrigues, professora da Universidade Estadual da Bahia – Uneb e coordenadora do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial - CAECDT, “o estado da Bahia precisa ter uma política estadual de educação do campo, e é essa a pauta mais importante nesse momento. O Estado como ente de regulação deve inferir nos municípios para garantir a implementação da Educação do Campo”.

Além da realização do seminário estadual, que está com data prevista para agostodesse ano, outro encaminhamento da reunião foi a articulação para a realização de uma Audiência Pública, denunciando a difícil conjuntura vivida e o fechamento das escolas. A Bahia é estado que mais tem fechado escolas do campo em todo o Brasil e possui um dos mais altos índices de violência no campo.

“A reunião foi bastante animadora, ela dedicou-se a não só pensar a educação em si, mas de reunir os vários sujeitos que tem um outro projeto de campo e pensar que campo é esse; e como construir a unidade em torno de um outro modelo de desenvolvimento para o campo na Bahia.” reforçou Rosana ao final da reunião.

Texto: Eixo Educação


 


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