IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Conferência Nacional de Educação divulga carta em defesa da democracia

Conferência Nacional de Educação divulga carta em defesa da democracia

As entidades da educação que compuseram e realizaram a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018, que aconteceu de 24 a 26 deste mês na capital mineira, divulgaram nesta quarta-feira, 30, em Brasília, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Manifesto Carta de Belo Horizonte e o Plano de Lutas da CONAPE 2018.

O Manifesto ressalta que a luta pela educação não pode estar desatrelada daquela em defesa da restauração do Estado Democrático de Direito, reafirma o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e a Conape como espaço primordial para traçar coletivamente os rumos da resistência, com o combate sem tréguas aos pesados retrocessos que o governo federal tem impingido à educação e às áreas sociais no Brasil.

A realização da Conape “só vem a reforçar a importância deste movimento de resistência em via dupla: de um lado, não é possível lutar pela democracia sem lutar pela educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, desde a educação infantil até a pós-graduação, fundamental para a construção de outra realidade, mais justa e mais solidária; de outro, qualquer discussão sobre políticas educacionais só faz sentido e só terá efetividade a partir do momento em que se assegurar a restauração do Estado Democrático de Direito e a realização de eleições livres”, aponta o texto do Manifesto.

“A Conape demonstrou claramente para a sociedade que é possível lutar, e é possível resistir. Foi um espaço forte de defesa do Estado Democrático de Direito. Essa resistência representou uma vitória das entidades que denunciaram o desmonte do Fórum Nacional de Educação, e dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e evidenciou podemos lutar contra a Emenda à Constituição 95, que congelou gastos sociais por 20 anos, e ameaça a soberania e o futuro do Brasil, em especial da educação brasileira, em todos os níveis”, ressaltou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (Sindiedutec-PR), no lançamento.

No Plano de Lutas destaca-se o apelo às lutas contra a EC 95; o PNE como centro das políticas públicas educacionais; e os votos por uma escola autônoma, como espaço de pensamento crítico e contra organizações e grupos fascistas como ‘Escola sem Partido’ e suas correlatas ‘Lei da Mordaça’, dentre outras lutas comuns por uma educação brasileira de qualidade, laica, pública e socialmente referenciada.

Também presente no evento, o diretor da Fasubra, José Maria, reforçou a luta contra a EC 95 como uma das bandeiras da Conape que devem ser reafirmadas e batalhadas cotidianamente: “esta emenda ameaça a expansão da educação vivenciada no Brasil nos últimos anos, em especial na educação superior, e as vitórias históricas que os trabalhadores da educação conseguiram, desde a Constituição de 1988”, frisou.

Texto: Ascom Apub

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conferência Nacional de Educação divulga carta em defesa da democracia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005