IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro Territorial Discute Políticas de Desenvolvimento Regional

Encontro Territorial Discute Políticas de Desenvolvimento Regional


Organizações do governo e da Sociedade Civil dos municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco (Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Canudos, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento - Sé, Sobradinho e Uauá), participaram em Juazeiro, de mais um encontro do chamado Diálogo Territorial – Um espaço de discussão e avaliação das propostas e demandas para o Território.

 

O evento que aconteceu nos dias 19 e 20 desse mês no auditório da CODEVASF discutiu prioritariamente, as proposições de políticas públicas em andamento nos dez municípios do território, e contou as presenças de prefeitos, vereadores, gestores de órgão públicos, além de agricultores e lideranças comunitárias.

 

Marcelo Rocha, representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Edson Couto da EBDA e Dário Nunes do IRPAA, fizeram as primeiras análises sobre as políticas de desenvolvimento territorial em andamento nos municípios a partir de projetos pontuais e estruturantes concebidos pelas diversas representações que compõem o território.

 

O fortalecimento da agricultura familiar, segmento importante para o desenvolvimento regional, tem sido a base das proposições elaboradas pelo território desde sua criação em 2004. Mas, de acordo com Dário, embora este segmento tenha sido muito debatido nos encontros, ainda é algo que precisa ser mais reconhecido.

 

Algumas intervenções da plenária foram no sentido de questionar os projetos de desenvolvimento do governo que infelizmente enfraquece a agricultura familiar. A exemplo das barragens e mineradoras. Projetos de alto custo e que deveriam sem melhor debatidos no território porque ameaçam e até expulsam as famílias do campo.

 

No ultimo dia do encontro, os participantes analisaram e fizeram mais proposições aos projetos que estão em andamento e que visam fortalecer as políticas de desenvolvimento sustentáveis através de atividades como: agricultura, pesca, educação, apicultura, dentre outras presentes no instrumento que norteiam as demandas de ações e projetos para a região, o Plano de Desenvolvimento Territorial.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro Territorial Discute Políticas de Desenvolvimento Regional

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005