IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

IRPAA realiza Curso para Formação de Lideranças

IRPAA realiza Curso para Formação de Lideranças

  Agricultores e agricultoras familiares de diferentes localidades do Território Sertão do São Francisco terão a oportunidade de aprender técnicas simples e apropriadas à realidade do Semiárido durante três dias de atividades. De 28 a 30 de julho, o Centro de Treinamento Vargem da Cruz, localizado a 1 km do bairro Jardim Primavera, sediará o 2º Curso de Formação de Lideranças do Projeto de Convivência ATER – Assessoria Técnica e Extensão Rural, organizado por técnicos e colaboradores do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). O objetivo do encontro é formar multiplicadores de conhecimento que levarão às respectivas comunidades os saberes e as tecnologias adaptados às condições climáticas da região como fonte de transformação social, possibilitando a melhoria da qualidade de vida das famílias.

O Projeto vem atuando em sete municípios do Território através de visitas às comunidades, Dias de Campo, Seminários e Cursos de Formação, momentos coletivos que proporcionam a troca de experiências sobre a Convivência com o Semiárido. A importância de captar e armazenar água da chuva, a criação de animais de pequeno e médio porte, o cuidado com a terra por meio do plantio de mudas com base na agricultura orgânica são algumas temáticas debatidas nesses encontros através de técnicas diferenciadas: da explanação ao debate, das dinâmicas e trabalhos em grupo à aplicação na prática do conteúdo apresentado. Ações como essas têm fortalecido a parceria entre técnicos e famílias rurais da região Semiárida, reforçando os laços entre o saber científico e o popular.

 

 
    
 
Júlio César, colaborador do IRPAA, fala sobre criação de animais utilizando as cartilhas educativas - comunidade Pedra do Batista, Casa Nova; ao lado, agricultores de Uauá trocam experiências com a equipe do Projeto.

 

O técnico Josemário explica sobre captação e armazenamento de água da chuva para famílias da comunidade Manga - Salitre/Juazeiro-BA

 

Cerca de 5000 famílias rurais serão beneficiadas com o Projeto, que tem como base a divulgação e implementação da proposta de Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, o programa de Convivência - ATER proporcionará a cada família desenvolver e aperfeiçoar por conta própria soluções e alternativas de produção de modo sustentável, garantindo a permanência das comunidades tradicionais, principalmente dos Fundos de Pasto.

 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA realiza Curso para Formação de Lideranças

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005