IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades do Salitre discutem soluções imediatas para uso da água do rio

Comunidades do Salitre discutem soluções imediatas para uso da água do rio

 

Dando sequencia às discussões sobre gerenciamento do uso da água do Rio Salitre para irrigação, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Salitre realizou, no último dia 08, reunião extraordinária na comunidade de Goiabeira II, região do Salitre, zona rural de Juazeiro.

Cerca de 300 pessoas participaram da reunião que contou com a participação de representantes do Ministério Público da Bahia, Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Prefeitura Municipal de Juazeiro, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Coelba, Organizações Não Governamentais, sindicatos, além dos estudantes e professores da escola da comunidade e agricultores e agricultoras, que eram maioria.

Esta é segunda reunião que acontece em menos de um mês com a finalidade de discutir e encaminhar soluções imediatas para uso da água e da energia nas comunidades do Salitre que ainda contam com água do rio nesta época do ano. No mês de agosto, como forma de protesto ao uso irregular da água para irrigação, 18 postes de energia foram derrubados com para impedir o funcionamento das eletrobombas e assim garantir água para os pequenos agricultores que ficam na parte baixa do rio irrigarem suas plantações.

Durante a reunião, a população, que há dois meses está sem energia, externou a indignação com o mau uso da água na região e a falta de solução para isso, problema que se estende há mais de três décadas. Ao final da reunião ficou decidido que as comunidades voltarão a ter apenas energia monofásica e que todas as bombas de grande porte estão impedidas de funcionar até que haja gerenciamento dos recursos hídricos na região.

O Comitê de Bacia, o Ingá e o Ministério Público estão acompanhado o caso e afirmam que providências estão sendo tomadas para garantir a gestão das águas, a exemplo do Plano de Bacia que encontra-se em fase de construção, cadastro de usuários e campanhas de fiscalização que será intensificada após a finalização do cadastro a ser feito nas comunidades.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades do Salitre discutem soluções imediatas para uso da água do rio

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005