Notícias
07.01.2011
Mais um trabalhador rural é assassinado em área de Fundo de Pasto
O início de 2011 já ficou marcado por mais um ato de injustiça e atentado à vida, sobretudo das famílias que vivem no campo. A comunidade de Serra do Bode, município de Monte Santo (BA), vive hoje tristeza e revolta pelo assassinato do trabalhador rural Antônio do Plínio, como era conhecido. Antônio do Plínio se destacava como liderança no Movimento pela regularização fundiária na região, nas chamadas áreas de Fundo de Pasto.
Em nota divulgada pela Equipe Executora do Centro de Referencia em Assessoria Jurídica Popular às Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, Quilombolas e Pescadores Artesanais de Monte Santo e Região, tudo indica que este seja mais um fato resultante de conflito agrário no município. Segundo informações, o trabalhador foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (06) em sua propriedade, com perfurações de tiros no corpo. A nota diz ainda que trata-se de um “ato de crueldade que deixa pistas sobre a verdadeira intenção dos algozes: silenciar pelo medo os trabalhadores rurais que resistem às tentativas de grilagem das áreas de Fundos de Pasto na região”.
A comunidade de Serra do Bode já vem vivenciando conflitos devido a luta pela regularização da área como fundo de pasto. Em outubro de 2007, a área coletiva foi georreferenciada, com ampla divulgação e notificação dos confrontantes, conforme Edital publicado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia, porém o título definitivo ainda não foi concedido.
Em junho de 2010, a comunidade foi surpreendida com uma medida liminar, expedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Monte Santo, determinando a reintegração de posse da área para um indivíduo cuja qualificação no processo indica residir na Pituba, em Salvador. A Equipe do Centro de Referencia em Assessoria Jurídica ingressou com Agravo de Instrumento perante o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e protocolou contestação na Ação de Reintegração de Posse, tombada na Vara Cível da Comarca de Monte Santo. Em novembro do ano passado, um relatório emitido pelo centro informava a possibilidade de conflitos mais graves e cobrava um retorno por parte da justiça. A resposta obtida foi a negação da suspensão da liminar, ação referendada pela desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho em 17 de dezembro de 2010.
Esta não é a primeira vez que um trabalhador rural e militante do movimento pela regularização dos Fundos de Pasto é assassinado na região de Monte Santo. Em outubro de 2008, três trabalhadores também foram mortos em comunidades próximas à Serra do Bode, fato também constatado no município de Casa Nova, no mesmo ano, com a morte do Sr. José de Antero na área da Fazenda Camaragibe.
As comunidades, no entanto, mantêm-se firmes na luta. cobrando o compromisso com a justiça social na ação dos governos e o cumprimento do papel do poder judiciário, além de fortalecer a organização popular na certeza de que “somente com a Terra Livre é que poderemos ter paz no campo”.
Veja também
- 03.05.2012 Retomada de terras dos povos indígenas deve servir como exemplo
- 24.04.2012 Defesa da terra empolga participantes de Seminário em Juazeiro
- 17.04.2012 MST ocupa área da Empresa AGROVALE no Projeto Salitre em Juazeiro (BA)
- 03.04.2012 Cansados do descaso das autoridades policiais, trabalhadores prendem pistoleiros em Correntina
- 30.03.2012 CPT lança nota de repúdio contra assassinatos em Minas
- 15.02.2012 MST realiza encontro regional em Juazeiro
- 10.02.2012 Comunidades de Sobradinho lutam pela preservação da Serra do Fogo
- 30.01.2012 Princípios e Propostas da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto
- 21.01.2012 TERRA – A BASE PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
- 20.01.2012 Julgamento de acusados de tentar contra a vida de trabalhadores é mais uma vez adiado
- 17.11.2011 CPT Juazeiro celebra 35 anos
- 15.11.2011 Assassinato de Luís Nunes
- 12.09.2011 CETA divulga assassinato de mais um trabalhador rural de Monte Santo
- 30.08.2011 Assassinato de Antônio Gulhermino de Oliveira
- 01.08.2011 Curso de Juristas Leigos/as debate Direito Ambiental e Fundo de Pasto
- 15.07.2011 14 de julho: 9 anos de um episódio doloroso e inesquecível
- 21.05.2011 IRPAA e AATR realizam mais uma etapa do Curso de Formação de Juristas Leigos/as
- 25.03.2011 Exceção de suspeição contra juiz de Casa Nova foi julgada ontem
- 25.02.2011 Famílias camponesas permanecem fora do Perímetro Irrigado de Ponto Novo
- 25.10.2010 Mais uma vida Pataxó Hâ-Hã-Hã é ceifada na luta pela terra
- 15.10.2010 Romaria de Canudos discute Economia Solidária no Semiárido
- 24.09.2010 IRPAA inicia práticas do marco zero das áreas do Recaatingamento
- 07.08.2010 Ameaça grave para o Povo Truká
- 04.08.2010 Romaria de Canudos
- 19.07.2010 Seminário em Curaçá discute a articulação dos Fundos de Pasto
- 12.05.2010 Uma proposta de ATER diferenciada
- 10.05.2010 Ameaçados por barragens fazem protesto na Bahia
- 19.03.2010 Ameaçados e atingidos por barragens conquistam canal de negociação com CHESF
- 17.03.2010 Atingidos por barragens fazem acampamento em Sobradinho
- 16.03.2010 MOÇÃO DE REPÚDIO À INVASÃO DE ÁREA DE FUNDO DE PASTO POR MAGISTRADO
- 01.02.2010 Ato público em Casa Nova cobra agilidade nas investigações da morte de trabalhador rural
- 25.05.2009 Canal ameaça Comunidades
- 22.03.2009 Nota pública das comunidades de Fundo de Pasto de Areia Grande e entidades sobre morte de José Campos Braga, trabalhador rural
- 11.02.2009 Sétimo dia: De Adão Preto a Zé de Antero.
- 09.02.2009 Morte de trabalhador rural em Casa Nova causa indignação popular
- 09.02.2009 Nota pública das comunidades de Areia Grande


