Notícias
13.01.2011
Comunidades de Brumado participam de capacitação realizada pelo Irpaa
Moradores das comunidades de Campo Seco, Umburanas, Itaquaraí, Capote, Lagoa Funda e Lagoa do Arroz, no município de Brumado, Região Sudeste da Bahia, tem participado de um curso de formação que, por meio de cinco etapas, visa preparar grupos para atuarem em 06 Unidades de beneficiamento de frutas.
As Unidades Polivalentes, construídas pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, irão trabalhar prioritariamente com o processamento do umbu, manga, maracujá, banana, goiaba e caju, utilizando-as para a fabricação de polpas, doces cremosos, de corte e em calda, geléias, sucos dentre outros produtos. Entre estas frutas, o umbu se destaca devido a sua alta produtividade na região de Brumado, além do tamanho da fruta e o sabor, o que contribui para a qualidade dos derivados produzidos.
A assessoria realizada pelo Irpaa, além da formação técnica teórica e prática, possibilita a formação política das turmas, uma vez que incentiva o aproveitamento do potencial produtivo da região, o cooperativismo e associativismo, a valorização da economia local e solidária, na perspectiva de garantir a geração de trabalho e renda e, consequentemente, a qualidade de vida e permanência das famílias em suas comunidades.
De acordo com o responsável pela capacitação, o técnico em agropecuária Tiago Costa, a diversidade produtiva nativa, associada à necessidade de gerar trabalho e renda nas comunidades, tem levado o povo do semiárido brasileiro a
agregar valor à produção local. Em algumas comunidades, as famílias já têm a prática de fazer subprodutos, como doces, compotas, geléias, dentre outros, tanto para consumo da própria família, quanto para serem comercializados. “De maneira geral, a prática de agregação de valor dentro de casa é limitada quando chega ao processo de comercialização, pois existem normas”, relata Tiago. O curso, considerando essas dificuldades, debate estratégias para superá-las, isto a partir de cinco etapas: gestão; comercialização; produção e processamento; elaboração do plano de negócio; acompanhamento e monitoramento.
Participam da capacitação uma média de 100 pessoas, com destaque para a juventude e mulheres. “Não sabia fazer esses produtos que foram ensinados aqui, mas agora que já sei, a fabrica vai funcionar o mais rápido possível, nem que eu tenha que sair de porta em porta pedindo ajuda”, anuncia Elizangela Barros, moradora de lagoa Funda e participante do curso.
Desde 1997, o IRPAA vem desenvolvendo ações na área da produção e processamento de frutas como estratégia para promover o desenvolvimento local e emancipação dos grupos produtivos das comunidades de base, a partir da agregação de valor à produção. Isto contribui com a diminuição das perdas em época de safra, à medida que possibilita que os produtos fiquem em prateleira por um período maior permitindo assim que os produtores tenham um maior retorno, o que vem a confirmar a viabilidade da Convivência com o Semiárido.
Veja também
- 09.05.2012 Oficina sobre venda de animais para o PAA reúne mais de 100 pessoas em Juazeiro
- 25.04.2012 1ª Conferência Nacional de ATER define prioridades para a extensão rural no Brasil
- 13.04.2012 Ampliação da venda de produtos da Agricultura Familiar para escolas é discutida em “Café da Manhã” em Juazeiro
- 11.04.2012 Café da Manhã da Agricultura Familiar reúne organizações e escolas em Juazeiro
- 09.04.2012 Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração
- 25.02.2012 Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA
- 24.02.2012 Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA
- 23.02.2012 Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária
- 20.02.2012 Projeto ATER para Mulheres dá início às etapas de avaliação
- 14.02.2012 Uauá se prepara para o IV Festival do Umbu
- 06.02.2012 Criadores/as participam de oficinas de produção de feno e silo com plantas da caatinga
- 27.01.2012 Agricultura Orgânica em área irrigada é tema de encontro realizado pelo Irpaa
- 20.01.2012 Cartilhas relatam experiências do Recaatigamento
- 12.01.2012 Seminário de ATER reúne produtores do Território Sertão do São Francisco
- 09.01.2012 Festival mostra a força produtiva do umbu em Manoel Vitorino
- 04.01.2012 Município de Manoel Vitorino realiza IX Festival do Umbu
- 28.12.2011 IRPAA incentiva produção e comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco
- 12.12.2011 Comunidade rural de Canudos planeja retomar tradição de Feira Livre
- 05.12.2011 Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária movimentam comunidades rurais de Canudos e Uauá neste final de ano
- 02.12.2011 Projeto Incubadoras: possibilidade de fortalecimento da Economia Solidária
- 25.10.2011 Empreendimentos de Agricultura Familiar participam de Seminário sobre certificação orgânica
- 19.10.2011 Intercâmbio em Remanso reuniu beneficiárias do ATER para Mulheres
- 23.09.2011 Documentário sobre uso de agrotóxicos será lançado em Petrolina
- 06.09.2011 Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento
- 05.09.2011 Slow Food: há 20 anos defendendo a biodiversidade e a qualidade dos alimentos
- 29.08.2011 Projeto ATER Mulher realiza mais uma capacitação
- 29.07.2011 Seminário discute o fortalecimento do PAA na Bahia
- 18.06.2011 Famílias da caatinga investem na produção de frutas e hortaliças
- 18.05.2011 Novo Projeto de ATER reúne agricultores e agricultoras em seminário de planejamento
- 25.04.2011 Produtos da Agricultura Familiar serão comercializados na feira livre de Uauá
- 20.04.2011 IRPAA e EBDA definem área de execução das ações de ATER/MDA
- 04.03.2011 Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos
- 05.02.2011 Medicamentos naturais garantem a boa saúde da criação
- 31.01.2011 Curso de Convivência com o Semiárido em área de sequeiro conta com ampla participação da juventude
- 27.01.2011 Comunidades envolvidas em projetos do Irpaa conhecem práticas de Convivência com o Semiárido em Uauá
- 20.01.2011 Comunidades rurais de Juazeiro investem no beneficiamento do Umbu
- 13.12.2010 IRPAA finaliza terceira etapa de capacitações do Programa Gente de Valor
- 10.12.2010 Agricultura Orgânica é também base para Convivência com o Semiárido
- 29.11.2010 Entidades promovem troca de experiências entre Universidade e Produtores Rurais
- 26.11.2010 Agricultores e agricultoras familiares participam de curso de Convivência com Semiárido em áreas de irrigação
- 18.11.2010 Região de Pinhões conta com ações articuladas de Projetos gerenciados pelo IRPAA
- 13.07.2010 Economia Solidária é fonte de renda para famílias rurais
- 26.04.2010 Conferencia em Juazeiro discute Economia Solidária
- 25.02.2010 Agricultores participam de seminário sobre fortalecimento da economia familiar
- 27.01.2009 Festa do Umbu em Uauá anima produtores
- 21.01.2009 COOPERCUC realiza Festa do Umbu em Uauá
- 06.01.2009 IRPAA intensifica ações do Projeto Sertão Produtivo


