IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Congresso Brasileiro de Rádios Comunitárias contou com representação do Sertão do São Francisco

Congresso Brasileiro de Rádios Comunitárias contou com representação do Sertão do São Francisco

Representantes de Rádios Comunitárias de 24 estados brasileiros e membros de diversas organizações que lutam pelo direito à comunicação estiveram reunidos em Brasília entre os dias 20 e 22 de janeiro no VII Congresso Nacional da ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.

 
No primeiro dia do evento foi apresentado o Coletivo de Mulheres da ABRAÇO, cuja representante é a comunicadora Kamayura Saldanha, da Rádio Ideal FM, localizada na região metropolitana de Salvador. O segundo dia encerrou-se com a eleição da coordenação nacional e posse dos/as representantes estaduais. José Sóter, da ABRAÇO DF, foi reeleito Coordenador Executivo Nacional.
 
Como resultado de uma manifestação feita por parte das/os congressistas, no terceiro e último dia alguns representantes da Associação se reuniram com o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cézar Alvarez, para discutir reivindicações como: a descriminalização das emissoras comunitárias, o fim fiscalização feita por agentes e policiais nas emissoras e a anistia de multas e das condenações por instalar uma rádio sem amparo legal, além da cobrança de que verbas publicitárias dos governos sejam também distribuídas com as RadCom’s. De acordo com informações da Agência Pulsar Brasil, na reunião foi discutida também a possibilidade de um espaço específico para as Rádios Comunitárias no MiniCom, porém ainda não foi confirmada a criação da Subsecretaria, conforme proposta aprovada na I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009.
 
A comunicadora popular da Rádio Curaçá FM, Delaídes Paixão, participou do congresso representando a Rádio Comunitária e o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco. Delaídes ocupa atualmente a coordenação de Gênero e Etnia da Coordenação Estadual da ABRAÇO BA.
 
O Movimento de Radiodifusão Comunitária
 
As Rádios Comunitárias existem em todos os estados do país, sendo estas classificadas em emissoras com concessão, rádios-poste ou sistema de alto-falantes e rádios livres. Além disso, há algumas que, devido a burocracia no processo de regularização, acabam operando sem concluir o processo de concessão dada pelo Ministério das Comunicações.
 
No Brasil, muitas RadCom’s, como são tratadas as Rádios Comunitárias, estão filiadas a ABRAÇO, mas há também a AMARC, entidade que reúne Rádios Comunitárias, organizações sociais e pessoas físicas de todo o mundo envolvidas na luta pela democratização da comunicação. Há também a organização em nível local como os fóruns, comitês e redes que, necessariamente, não precisam estar vinculados a entidades representativas.
 
Difusão da Convivência com Semiárido através das RadCom’s
 
No Território Sertão do São Francisco existem 8 RadCom´s em funcionamento. O Irpaa mantém parceria com 6 delas, as quais veiculam semanalmente o programa “Viva bem no Sertão”, produzido pelo Setor de Comunicação da entidade. Além disso, o Instituto participa do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que tem se firmado como um espaço de valorização da comunicação comunitária como uma das estratégias de desenvolvimento local, no sentido de potencializar a cultura das comunidades e a viabilidade de convivência com a região.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Congresso Brasileiro de Rádios Comunitárias contou com representação do Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005