Notícias
18.04.2011
Educadores e educadoras do Semiárido se reúnem para produção de materiais paradidáticos
Discussões, apresentação de experiências educativas, construção de textos e planejamento coletivo são algumas das atividades que fizeram parte da primeira oficina de produção de materiais paradidáticos que aconteceu no Centro de Formação Vargem da Cruz entre os dias 14 e 16 de abril. O encontro reuniu educadores e educadoras de Juazeiro e outros municípios que compõem o território Sertão do São Francisco como Uauá, Curaçá e Casa Nova.
Com temáticas abrangentes, cuja perspectiva é produzir materiais vinculados a Educação Contextualizada, esse evento foi o primeiro de um ciclo de quatro oficinas, todas elas realizadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com a RESAB – Rede de Educação do Semiárido Brasileiro e o Irpaa.
A proposta é que os professores e professoras de escolas públicas que trazem no currículo experiências com Educação Contextualizada ao Semiárido contribuam na construção de livros paradidáticos destinados à Escolas de Educação Infantil ou do Ensino Fundamental, sediadas na região. Também está prevista a elaboração de um projeto, em cada um dos quatro encontros, como forma de trazer à realidade discussões e proposições de temáticas diversas.
Para a educadora Maria do Socorro de Oliveira que atua em uma unidade escolar na Fazenda Pau de Colher, Município de Curaçá - BA, as oficinas são oportunidades de compartilhar experiências. Trabalhando com Hortas Pedagógicas há quase dois anos, ela menciona como indispensável a participação dos educadores na construção dos materiais. “Com minhas experiências pretendo contribuir para que no livro outros educadores também vivenciem, como eu, temáticas relacionadas a vida e que possam incluir no currículo temas como a qualidade da água, o manejo do solo, a segurança alimentar e outros”, ressalta.
A próxima oficina para produção de materiais paradidáticos acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio em Picos – Piauí. Em seguida, será a vez do Município de Sumé na Paraíba, entre 26 e 28 de maio em Montes Claro – MG, entre 16 e 18 de junho. Todos os encontros são ministrados por dois consultores técnicos que conduzem os trabalhos para a construção do material.
Veja também
- 05.05.2012 Possibilidades para Convivência com o Semiárido são apresentadas em Mostra na UNEB
- 18.04.2012 Política Ambiental é tema de debate nas escolas públicas de Campo Alegre de Lourdes
- 06.03.2012 Estudantes de Ciências Agrárias da UNIVASF conhecem Centro de Formação do IRPAA
- 09.02.2012 República do IRPAA recebe novos/as estudantes
- 08.12.2011 Educação Contextualizada é alternativa para aproximar escola e comunidade
- 28.10.2011 Seminário Intermunicipal discute experiências significativas de Educação Contextualizada ao Semiárido
- 27.09.2011 II Seminário de Educação do campo reuniu experiências de diversos estados do país
- 21.09.2011 Ciclo de Estudos analisa proposta de Convivência com o Semiárido
- 02.07.2011 Docentes da Uneb lançam livro sobre Educação e Convivência com o Semiárido
- 06.06.2011 Irpaa incentiva escolas rurais a trabalharem conteúdos voltados para meio ambiente
- 08.04.2011 Projeto Recaatingamento prevê elaboração de material paradidático
- 14.11.2010 Projeto Recaatingamento contribui com a formação de educadores e educadoras
- 25.10.2010 IRPAA realiza formação continuada de professores em Juazeiro
- 27.09.2010 IRPAA executa III Módulo de Capacitação do Programa Gente de Valor
- 12.07.2010 Agroecologia é tema de encontro na comunidade de São Bento
- 22.12.2009 Projeto implanta horta pedagógica em Curaçá
- 14.12.2009 IRPAA realiza formação em quinze municípios
- 07.10.2009 Formação para o Programa Gente de Valor
- 11.06.2009 Irpaa promove capacitação para estudantes de jornalismo
- 02.05.2009 IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido
- 30.03.2009 IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido
- 22.03.2009 Livro adequado à realidade do aluno ajuda a melhorar qualidade de ensino
- 02.03.2009 IRPAA realiza 19° Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido entre 15 a 27 de março
- 26.02.2009 Seminário reúne professores e agricultores para discutirem a educação no semiárido
- 26.02.2009 Livro adequado à realidade do aluno ajuda a melhorar qualidade de ensino
- 01.12.2008 Livro demonstra como uma horta pode auxiliar no processo educacional no Semi-Árido
- 20.11.2008 Seminário Intermunicipal de Educadores do Semi-Árido reúne profissionais de 6 estados brasileiros
- 11.11.2008 Ex-estudantes da República do IRPAA participam de reencontro na Vargem da Cruz


