IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Agricultores do Programa Sertão Produtivo recebem cursos de Convivência com o Semi-árido

Agricultores recebendo capacitação do Irpaa
Agricultores recebendo capacitação do Irpaa

Agricultores familiares da área de sequeiro dos municípios baianos de Juazeiro, Sobradinho e Sento-Sé, receberão capacitação em produção e planejamento da agropecuária familiar com base na proposta de Convivência com o Semi-árido.

Os cursos estão divididos em módulos específicos que tratam diretamente da formação desses agricultores nas áreas de Recursos Hídricos, Criação de Animais e Agricultura de Sequeiro. Os mesmos são ministrados por uma equipe técnica do Irpaa que desenvolve todo um conjunto de formação de agricultores através do Programa Sertão Produtivo que no geral, contempla famílias rurais dos municípios de Abaré, Canudos, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Macururé, Paulo Afonso, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá.

As primeiras formações acontecem no Centro de Treinamento do Irpaa e obedecem a um calendário de datas programadas como ações do Programa Sertão Produtivo, assim distribuídas:

10 a 12 de Setembro de 2008 - Questões Hídricas no Semi-árido.

01 a 03 de Outubro de 2008 - Criação de Animais.

29 a 31 de Outubro de 2008 - Agricultura de Sequeiro

Recursos Hídricos:

Na formação em Recursos Hídricos, os produtores receberão conhecimentos sobre as características climáticas do sertão compreendendo melhor os períodos e os regimes de chuvas e estiagens que marcam a irregularidade do clima no Semi-árido. Podendo assim, conhecer as formas mais apropriadas de construir e manter reservas de água para os diversos usos: consumo humano, animal, produção e para os períodos de longas estiagem, onde deve-se providenciar a água de emergência. Todas essas fontes podem ser adquiridas através das águas subterrâneas, de superfícies e principalmente através da água da chuva que no sertão, que caem com grande abundância no período do inverno.

Criação:

No módulo Criação, os conteúdos discutem os sistemas de criações adaptados às áreas extensivas principalmente as de uso coletivo, através dos fundos de pastos, que não dispensa todo um manejo dos animais de modo a garantir ao rebanho, alimentação, água e sanidade. Condições básicas para que as cabras, ovelhas e galinhas possam produzir para as famílias uma melhor qualidade de produção gerando mais renda e alimentos com segurança.

Agricultura de Sequeiro:

No módulo agricultura de sequeiro, os agricultores verão um conteúdo que destaca de incio a necessidade de se fazer um manejo ecológico dos solos por conta da fragilidade do ecossistema Semi-árido: evitando queimadas, fazendo cobertura seca, plantando em curva de nível e usando adubos naturais. Outro ponto de destaque trabalhado na agricultura é o cultivo de plantas nativas e adaptadas ao clima como: sorgo, andu e fruteiras como umbu e maracujá do mato, que quando são beneficiadas agregam mais valor aos produtos.

No geral, é preciso destacar nessas formações o papel do cooperativismo e do associativismo junto às família de agricultores do Semi-árido. Pois essas estruturas coletivas podem canalizar de forma justa e solidária, a inserção dos produtos da agricultura familiar de forma mais valorizada e com maior aceitação no mercado.

Outras formações acontecerão em breve e vão atender às famílias de agricultores acompanhadas pelo programa Sertão Produtivo e que vivem em áreas ribeirinhas.

Para Júlio César Silva, agrônomo do Irpaa, os produtores da área de sequeiro que receberão essas formações nessa etapa do Programa Sertão Produtivo, bem como os demais das áreas irrigadas, serão importantes multiplicadores da Convivência com o Semi-árido em suas comunidades. Todos eles estarão na prática, ajudando a consolidar essa proposta que viabiliza não só a produção agropecuária dessas famílias, como também trazem diversos beneficios econômicos e sociais nesse processo de transformação em que passa o Semi-árido, a partir da implementação da convivência do povo com o clima dessa região sob diversos aspectos da vida.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores do Programa Sertão Produtivo recebem cursos de Convivência com o Semi-árido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005