Notícias
02.06.2011
Estados da Bacia do São Francisco discutem questão energética

O Plano de Energia 2030, elaborado pelo Governo brasileiro, através do Ministério das Minas e Energias, prevê o crescimento em dobro do consumo do petróleo, energia nuclear, carvão, entre outras fontes de energia no país. De acordo com o plano, o Nordeste será uma região em que terá oferta de energia aumentada, com previsão de empreendimentos como usinas nucleares e hidrelétricas, principalmente na região da Bacia do São Francisco.
Esta é uma das preocupações que teve destaque no Seminário sobre Matriz e Fontes Energéticas, realizado entre os dias 27 e 29 em Juazeiro, região norte da Bahia. O evento, organizado pela Articulação Popular São Francisco Vivo, reuniu representantes de organizações populares dos estados de Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Alagoas e Bahia, com o objetivo de iniciar a formação de lideranças dessas regiões sobre o tema, aprofundando o debate sobre a urgente necessidade de investir nas alternativas ao atual modelo adotado.
A abertura do Seminário contou com a assessoria do professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), Célio Bermann, um dos principais especialistas do Brasil no assunto, que trouxe a discussão sobre o tema com foco na atual conjuntura global e nacional. De acordo com os dados apresentados pelo professor, a previsão de crescimento do consumo de energia elétrica é de 5% ao ano, enquanto estima-se 3,8% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo intervalo de tempo. Atualmente a indústria é responsável por 48,4% do consumo de energia no país, quase metade da produção, sendo 26,5% gastos pelos setores de cimento, siderurgia, ferroligas, não ferrosos (alumínio), química, papel e celulose.
“Energia para que e para quem”, questionam os movimentos sociais
No Nordeste, a construção das Hidrelétricas de Riacho Seco e Pedra Branca, na região dos estados da Bahia e Pernambuco, prevê o aumento da oferta de energia gerada a partir do potencial hídrico. Além desses projetos, está previsto para 2019 o início da operação da primeira usina Central Nuclear no Nordeste e para 2021 a segunda Central, ambas na região de Itacuruba, a 470 km de Recife - PE, o que pode gerar impacto direto para uma população de 4 mil habitantes.
Para o representante da comunidade quilombola Mata de São José, Raimundo Manoel Gonçalves, morador de área que poderá ser atingida pela barragem de Pedra Branca, pela transposição e pela ferrovia transnordestina, as fontes energéticas já existentes precisam serem melhor utilizadas. Na opinião de Raimundo, “essas fontes são suficientes para gerar energia para o povo, para o bem estar da população. O Brasil tem uma produção de energia excedente e esta energia não pode ser mercadoria, não pode ser usada para o lucro de poucos”, defende. Segundo José Manoel, que é militante do Movimento de Atingidos por Barragens – MAB, “a maioria das famílias que foi atingida por barragens retrocedeu em sua forma de vida, pois antes tinha seu sustento tirado da própria roça e hoje vive em situação de miséria. Então não dá para pensar em barragem diante de um cenário desse”, conclui.
Brasil pode se tornar um país com potencial atômico
A energia nuclear foi tema de uma das palestras durante o evento. As informações, apresentadas pelo físico Heitor Scalambrini – professor do Departamento de Energia Elétrica Universidade Federal de Pernambuco – foram complementadas com o depoimento de moradores/as da região de Caetité (BA), que há mais de dez anos convivem com as consequências da extração de urânio, e de Floresta (PE), que começam a luta contra a implantação de centrais nucleares no São Francisco.
Os dados trazidos por Scalambrini, apontam que o Brasil é o sexto país em reserva de urânio no mundo e que um acordo nuclear entre Brasil e Iraque confirma que o país poderá fornecer combustível nuclear para a utilização pacífica do Iraque, porém não há como ter este controle. Uma análise histórica conclui que a produção de energia sempre esteve associada ao interesse militar e que o Brasil pode vir a se tornar um país com potencial atômico.
O processo de “renascimento” da energia nuclear ganha força com importantes como as indústrias fabricantes de reatores e equipamentos auxiliares, setores das forças armadas, empreiteiras e, inclusive, intelectuais pesquisadores do assunto. De acordo com o professor, que é representante da Fundação Heinrich Boell, no Brasil, sempre se falava da necessidade de uma alta produção para garantir segurança energética para as gerações futuras, quando na verdade as reais razões eram as estratégias militares e econômicas, sem se preocupar com a democratização do acesso ou com os danos causados ao meio ambiente. Ele reconhece que “não há como produzir energia sem impactar o meio ambiente, o que temos que fazer é escolher as formas que menos impacta. Depende de como será usada. As fontes que menos são as que menos são utilizadas”.
Hoje a população de Caetité sofre com alto índice de morte por câncer e causas desconhecidas, consequência da radioatividade oriunda da exploração do Urânio. Recentemente mais de 5 mil pessoas daquela região se mobilizaram para impedir a entrada de material radioativo na cidade. Ao mesmo tempo permanece firme o indicativo de instalação de seis reatores em centrais nucleares na cidade de Itacuruba, o que configura-se como um complexo nuclear no Vale do São Francisco. Itacuruba velha já foi inundada pela hidrelétrica de Itaparica na década de 1980, apesar da contestação das comunidades ribeirinhas e movimentos sociais. Mais uma vez igrejas, escolas, organizações sociais e movimentos populares da região avançam no processo de resistência e enfrentamento contra tais projetos sustentados pelo governo.
Veja também
- 13.05.2013 Em Juazeiro, Conferência das Cidades discutiu impactos do Urbanismo no Rio São Francisco
- 10.05.2013 Conferência Municipal da Cidade de Juazeiro aprova duas moções de repúdio relacionadas à discussão sobre o Rio São Francisco
- 08.05.2013 Deputados estaduais aprovaram o projeto que revoga a lei de privatização da Embasa
- 07.05.2013 Vazão do Rio São Francisco é reduzida
- 03.05.2013 Entidades civil e governo discutem sobre projetos hídricos na Bahia
- 26.04.2013 Usos da água do São Francisco foi destaque em reunião Câmara Consultiva do CBHSF
- 24.04.2013 Membro da Aliança Internacional para Captação de Água de Chuva visita a região
- 23.04.2013 Seminário em Petrolina (PE) discutiu privatização da água e lei de saneamento básico
- 09.04.2013 Em 2013, ação da ASA chegará para mais de 48 mil famílias no Semiárido
- 05.04.2013 Entidades do Projeto Mais Água fazem intercâmbio em Curaçá
- 01.04.2013 ASA volta a construir cisternas em escolas do Semiárido
- 22.03.2013 22 de março Dia Mundial da Água
- 08.03.2013 Vitória da luta popular: Ilha do Fogo volta ao povo!
- 07.03.2013 Produtores rurais ocupam e assumem comando de estações de bombeamento em Petrolândia (PE)
- 08.02.2013 ASA reafirma parceria com MDS para implementação de tecnologias sociais no Semiárido
- 04.02.2013 Previsão continua indicando deficiência de chuvas para o Norte do Nordeste
- 29.01.2013 A seca e o olhar sudestino
- 18.01.2013 BAP: tecnologia garante a dessedentação animal e outros usos nesta estiagem
- 14.01.2013 Famílias sertanejas comemoram água armazenada nas últimas chuvas
- 12.01.2013 Festa seca ou fome alegre? Dilema dos nordestinos.
- 10.01.2013 Cisternas da Discórdia
- 08.01.2013 Ongs defendem reservatórios de alvenaria
- 29.12.2012 Formação e implantação de tecnologias constituem metas do Projeto Mais Água
- 11.12.2012 Chuva não encobre abandono do poder público
- 07.12.2012 Lideranças e Movimentos Sociais do Vale do São Francisco juntam-se ao Coletivo de luta pela Ilha do Fogo
- 06.12.2012 Novo manifesto contra ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército
- 28.11.2012 Agricultores do Oeste do RN se negam a receber as cisternas oferecidas pelo governo
- 26.11.2012 Nordeste poderá continuar com déficit de chuva no início de 2013
- 23.11.2012 Hidroestesia: uma contribuição à Convivência com o Semiárido
- 19.11.2012 Estudo revela impacto negativo nos recursos hídricos do estado
- 16.10.2012 “Viemos aqui para nos reanimarmos para levar adiante essa luta”, diz Dom Cappio ao voltar à nascente do São Francisco
- 04.10.2012 Hoje é dia de São Francisco
- 19.09.2012 Hidroestesia: auxílio para a convivência com a seca no Semiárido
- 18.09.2012 Começa hoje encontro de buscadores/as de água
- 05.09.2012 Governo usa tecnologias diferentes de cisternas no Semiárido
- 30.08.2012 ASA e MDS entregam cisterna de placa número 500 mil
- 17.08.2012 MDS, ASA e academia debatem gestão da água de chuva no meio rural
- 17.08.2012 Capacitação orienta agricultores/as a utilizarem água da chuva para produção de alimentos no Semiárido
- 16.08.2012 Para área rural “só vejo essa tecnologia: trabalhar com agua de chuva”, diz Diretor da ANA
- 15.08.2012 Campina Grande (PB) sedia 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
- 13.08.2012 Empresa assina contrato para execução de obras no Médio e Submédio São Francisco
- 09.08.2012 IRPAA integra Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2012
- 07.08.2012 Nem o Exército escapa de irregularidades, na transposição
- 20.06.2012 P1+2 prevê implantação de 240 tecnologias no sertão da Bahia
- 18.06.2012 Loucuras Hídricas
- 11.06.2012 Agricultora recebe ministra do MDS e conta como sua vida mudou com suas cisternas
- 06.06.2012 Atingidos por Barragens discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco
- 04.06.2012 Marcha das Águas lança Carta de Itacuruba
- 02.06.2012 Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não à Usinas Nucleares
- 29.05.2012 Carta de Januária aponta a revitalização popular como o caminho para a recuperação do Velho Chico
- 19.05.2012 Estudantes denunciam má qualidade da água consumida nas comunidades do Salitre
- 08.05.2012 Seca: ASA/BA aponta medidas emergenciais e estruturantes
- 07.05.2012 Estão abertas inscrições de trabalhos para o 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
- 02.05.2012 Indústria da seca: até quando?
- 29.04.2012 SECA NO SEMI-ÁRIDO? QUE SURPRESA!
- 21.04.2012 Seca Política ou Política Seca?
- 28.03.2012 Coordenador da ASA reforça necessidade de fortalecer a água como direito humano
- 26.03.2012 Seca Furiosa
- 23.03.2012 História do Dia Mundial da Água, 22 de março
- 19.03.2012 Marselha, na França, foi a capital da água durante uma semana
- 16.02.2012 Representantes da Autovisão visitam experiências com BAPs no interior de Curaçá
- 01.02.2012 Alerta: Mudanças na Previsão de chuva para o Nordeste
- 31.01.2012 Definidas as bases para continuidade da parceria entre ASA e MDS
- 07.01.2012 FBB e ASA firmam convênio para instalação de cisternas de placas
- 26.12.2011 Assinatura de aditivo com o MDS garante execução dos programas da ASA
- 21.12.2011 Um grito em defesa do Semiárido
- 19.12.2011 Mais de 10 mil pessoas farão protesto nesta terça-feira em Petrolina (PE)
- 17.12.2011 Dilma: presente natalino aos Nordestinos
- 15.12.2011 Decisão do MDS pode levar ao fim o Programa Um Milhão de Cisternas
- 10.11.2011 Audiência Pública discute possibilidade de implantação de Usina Nuclear em Itacuruba - PE
- 01.11.2011 IRPAA lança nova edição da cartilha “A Busca da Água no Sertão”
- 29.10.2011 Caravana Anti-Nuclear percorre municípios do sertão de Pernambuco
- 17.10.2011 Movimentos sociais contestam os números da revitalização do Rio São Francisco
- 05.10.2011 Evento em Juazeiro lembra mais um aniversário do Rio São Francisco
- 16.08.2011 Dom Luiz Cappio participa de debate na Univasf nesta terça
- 19.05.2011 Irpaa realiza seminário de Hidroestesia
- 16.05.2011 Irpaa realiza curso de pedreiros para cisternas-calçadão do P1+2
- 11.05.2011 Agentes que atuam com Projeto Cisternas são contemplados com curso de Formação
- 03.05.2011 Livro sobre Recursos Hídricos em regiões áridas e semiáridas disponibilizado em versão eletrônica
- 02.04.2011 Irpaa apresenta experiência da cisterna de alambrado em evento na Ásia
- 21.03.2011 Irpaa tematiza Dia Mundial da Água
- 18.03.2011 Irpaa realiza intercâmbio do Projeto Aguadas
- 10.03.2011 CREA DE Pernambuco requer Orgão Operador da Transposição
- 03.03.2011 Encontro discute os impactos e as potencialidades da Transposição
- 22.02.2011 Construção de barragens e Transposição do São Francisco violam Direitos Humanos, confirma relatório
- 21.02.2011 Relatoria sobre Transposição do São Francisco e Barragens será apresentada hoje em Petrolina
- 17.12.2010 "O Rio São Francisco e as águas no sertão" - Livro fotográfico será tema de debate em Juazeiro
- 04.12.2010 Projeto Navegando no Velho Chico realiza mais um passeio ecológico
- 08.11.2010 Construções e limpezas de aguadas movimentam comunidades de Uauá e Sobradinho
- 28.10.2010 IRPAA participa de Campanha Nacional para captação de água de chuva no México
- 11.10.2010 Comunidades do Salitre discutem soluções imediatas para uso da água do rio
- 11.10.2010 Romaria em Sobradinho reafirma a necessidade de um projeto de vida para o Rio São Francisco
- 08.10.2010 Primeiro passeio de barca do Projeto Navegando no Velho Chico
- 16.09.2010 Trazendo as terras Semiáridas para o centro das atenções
- 15.09.2010 P1+2 realiza mais uma capacitação de pedreiros para construção de cisternas-calçadão
- 18.08.2010 Cisterna símbolo da mobilização pela água no Semiárido completa 10 anos
- 14.07.2010 Primeira cisterna-calçadão de Juazeiro torna-se modelo de produção
- 09.04.2010 Ações do P1+2 são destaques na revista Globo Rural
- 01.03.2010 CISTERNA DE ALAMBRADO
- 19.02.2010 CISTERNAS DE ALAMBRADO RESISTEM AO TERREMOTO DO HAITI.
- 21.01.2010 Irpaa avança nas metas do Programa Uma Terra e Duas Águas
- 18.12.2009 Alerta de el niño
- 03.12.2009 Notícias da Transposição!
- 10.11.2009 A mentira da revitalização
- 27.10.2009 Comunidade se mobiliza para garantir fonte de água dos animais
- 14.10.2009 Brasil e China discutem captação de água de chuva
- 27.08.2009 Ao povo do São Francisco, do Nordeste e do Brasil
- 05.03.2009 IRPAA participa do I° Colóquio sobre cisternas no Haiti
- 05.11.2008 IRPAA articula oficina estadual do P1+2
- 23.10.2008 Os novos paradigmas no “Congresso Mundial da Água”



