Notícias
18.06.2011
Famílias da caatinga investem na produção de frutas e hortaliças
Um dos maiores desafios para manter as famílias camponesas em suas comunidades no Semiárido passa por investimentos em tecnologias que assegurem o potencial produtivo dessas famílias. Nos últimos anos, este propósito tem direcionado projetos e ações de diversas ONG's e órgãos governamentais que atuam na região.
Assim, uma produção adaptada ao clima tem sido a base da proposta de Convivência com o Semiárido, que ao longo dos anos vem se consolidando principalmente a partir do acesso as fontes de água para produção agrícola e pecuária, associada a promoção de práticas que confirmem a agricultura familiar como um modelo de produção justo, valorizando também as experiências dos produtores e produtoras.
A contribuição do Irpaa no fortalecimento da Convivência com o Semiárido
Em Tatauí, área de sequeiro do município de Sobradinho – BA, a propriedade familiar de Seu Francisco Feitosa e Dona Ana Lúcia é um exemplo bem sucedido de um cultivo variado de frutas e hortaliças, irrigadas com água de chuva armazenada na cisterna de produção adquirida através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)., gerenciado pelo Irpaa na região. Na horta construída próxima à casa da família é fácil encontrar pés de cebola, pepino, rúcula, couve e principalmente coentro, pimenta e alface. Os alimentos, produzidos sem a utilização de produtos químicos, além de serem consumidos pela família, se transformam em uma opção de renda. O casal chegou a colher 140 molhos de coentro em apenas dois canteiros. Para variar ainda mais o cultivo, a família mantém fruteiras como laranja, pinha, melancia, melão.
Para Seu Francisco, o sentido da produção está em ter alimentos saudáveis para sustentar a família, sem precisar sair em busca de formas de sobrevivência na cidade, por exemplo. “Quando sobra para vender, melhor ainda” comenta. A ausência de agrotóxicos é também um elemento indispensável neste modelo de produção, o adubo utilizado vem do esterco fornecido pelos animais criados.
Também em Caititus, interior de Uauá- BA, um grupo de mulheres com tradição no cultivo de hortaliças, vem há anos abastecendo a cidade com uma variedade de cebola, alface, coentro e pimentão. Dona Joana de Souza, de 57 anos, líder do grupo, diz que em Caititus, as mulheres contribuem muito com as despesas da casa a partir do plantio e venda das verduras.
Iniciativas como estas confirmam a eficácia das ações desenvolvidas por diversas ONG’s no Semiárido. Os programas e projetos contemplam a proposta de Convivência com o clima, uma vez que trabalham na perspectiva de desenvolver práticas e concepções sobre a região, evidenciando a existência de inúmeras alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida de mais de 15 milhões de pessoas que vivem nesta área do país.
Veja também
- 09.05.2012 Oficina sobre venda de animais para o PAA reúne mais de 100 pessoas em Juazeiro
- 25.04.2012 1ª Conferência Nacional de ATER define prioridades para a extensão rural no Brasil
- 13.04.2012 Ampliação da venda de produtos da Agricultura Familiar para escolas é discutida em “Café da Manhã” em Juazeiro
- 11.04.2012 Café da Manhã da Agricultura Familiar reúne organizações e escolas em Juazeiro
- 09.04.2012 Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração
- 25.02.2012 Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA
- 24.02.2012 Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA
- 23.02.2012 Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária
- 20.02.2012 Projeto ATER para Mulheres dá início às etapas de avaliação
- 14.02.2012 Uauá se prepara para o IV Festival do Umbu
- 06.02.2012 Criadores/as participam de oficinas de produção de feno e silo com plantas da caatinga
- 27.01.2012 Agricultura Orgânica em área irrigada é tema de encontro realizado pelo Irpaa
- 20.01.2012 Cartilhas relatam experiências do Recaatigamento
- 12.01.2012 Seminário de ATER reúne produtores do Território Sertão do São Francisco
- 09.01.2012 Festival mostra a força produtiva do umbu em Manoel Vitorino
- 04.01.2012 Município de Manoel Vitorino realiza IX Festival do Umbu
- 28.12.2011 IRPAA incentiva produção e comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco
- 12.12.2011 Comunidade rural de Canudos planeja retomar tradição de Feira Livre
- 05.12.2011 Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária movimentam comunidades rurais de Canudos e Uauá neste final de ano
- 02.12.2011 Projeto Incubadoras: possibilidade de fortalecimento da Economia Solidária
- 25.10.2011 Empreendimentos de Agricultura Familiar participam de Seminário sobre certificação orgânica
- 19.10.2011 Intercâmbio em Remanso reuniu beneficiárias do ATER para Mulheres
- 23.09.2011 Documentário sobre uso de agrotóxicos será lançado em Petrolina
- 06.09.2011 Comunidades se animam com construção de Mini-Fábrica de Beneficiamento
- 05.09.2011 Slow Food: há 20 anos defendendo a biodiversidade e a qualidade dos alimentos
- 29.08.2011 Projeto ATER Mulher realiza mais uma capacitação
- 29.07.2011 Seminário discute o fortalecimento do PAA na Bahia
- 18.05.2011 Novo Projeto de ATER reúne agricultores e agricultoras em seminário de planejamento
- 25.04.2011 Produtos da Agricultura Familiar serão comercializados na feira livre de Uauá
- 20.04.2011 IRPAA e EBDA definem área de execução das ações de ATER/MDA
- 04.03.2011 Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos
- 05.02.2011 Medicamentos naturais garantem a boa saúde da criação
- 31.01.2011 Curso de Convivência com o Semiárido em área de sequeiro conta com ampla participação da juventude
- 27.01.2011 Comunidades envolvidas em projetos do Irpaa conhecem práticas de Convivência com o Semiárido em Uauá
- 20.01.2011 Comunidades rurais de Juazeiro investem no beneficiamento do Umbu
- 13.01.2011 Comunidades de Brumado participam de capacitação realizada pelo Irpaa
- 13.12.2010 IRPAA finaliza terceira etapa de capacitações do Programa Gente de Valor
- 10.12.2010 Agricultura Orgânica é também base para Convivência com o Semiárido
- 29.11.2010 Entidades promovem troca de experiências entre Universidade e Produtores Rurais
- 26.11.2010 Agricultores e agricultoras familiares participam de curso de Convivência com Semiárido em áreas de irrigação
- 18.11.2010 Região de Pinhões conta com ações articuladas de Projetos gerenciados pelo IRPAA
- 13.07.2010 Economia Solidária é fonte de renda para famílias rurais
- 26.04.2010 Conferencia em Juazeiro discute Economia Solidária
- 25.02.2010 Agricultores participam de seminário sobre fortalecimento da economia familiar
- 27.01.2009 Festa do Umbu em Uauá anima produtores
- 21.01.2009 COOPERCUC realiza Festa do Umbu em Uauá
- 06.01.2009 IRPAA intensifica ações do Projeto Sertão Produtivo


