IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Educação Contextualizada atrai crianças participantes do IV SemiáridoShow

Educação Contextualizada atrai crianças participantes do IV SemiáridoShow

O SemiáridoShow além de incentivar práticas agroecológicas sustentáveis, promover a educação ambiental, fomentar a utilização de formas de captação de água da chuva, por exemplo, nesta quarta edição proporcionou também diversão para crianças filhas de agricultoras e agricultores rurais. 

Na manhã do terceiro dia da Feira, crianças da Escola Municipal Mansueto de Lavor – Anexo São José do Vale, de Petrolina, participaram da palestra “Pintura com Solos do Semiárido”, a qual foi voltada para crianças e contou com a coordenação de Marcia Sonia Lopes, da Embrapa Solos. Além de aprenderem a identificar o ambiente em que vivem, as crianças com faixa etária de 4 a 13 anos, estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I, puderam conhecer práticas ecológicas que visam a preservação ambiental. Os pequenos participantes do SemiáridoShow demonstraram o que aprenderam através de diversos desenhos feitos com tinta natural a base de solo, água e cola.

Para a educadora Tatiane de Souza, da Escola Mansueto de Lavor, a palestra recreativa incentivou a aprendizagem das crianças quanto a diversidade do solo, assim como ajudou na conscientização ambiental das suas famílias. “O que eles aprenderam aqui irão repassar para seus pais que são agricultores e agricultoras e isso facilita a proposta da aprendizagem ecológica”, afirma.

Na parte da tarde, um espaço também explorado pelo grupo foi o “Umbuzeiro do Conhecimento”, uma demonstração simbólica feita pelo Irpaa com a intenção de trazer reflexões acerca da importância da educação contextualizada e dos demais elementos necessários para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.


Troca de saberes

Caravanas de outras escolas, a exemplo de municípios como Sobradinho, Juazeiro, Curaçá e Uauá, na Bahia, também estão participando da Feira. Estudantes de nível fundamental e médio, cursos técnicos e profissionalizantes, universitários e professores tem aproveitado o espaço de visitação e os mini-cursos para fortalecer a construção coletiva do conhecimento, lições que estão levando para serem compartilhadas.

O SemiáridoShow 2011 é uma organização da Embrapa juntamente com o Irpaa. Nesta quinta-feira acontece o último dia do evento e alguns dos destaques será o debate sobre Educação Ambiental e Recaatingamento, além de discussões sobre Água e Segurança Alimentar e Politicas Pública para a Agricultura Familiar. A feira fica aberta ao público das 08:00h as 17:30h.



 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Educação Contextualizada atrai crianças participantes do IV SemiáridoShow

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005