IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Teve início nesta terça-feira (29) e vai até 01 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, o Seminário “Recaatingamento: o valor da caatinga em pé” realizado pelo Irpaa a partir da experiência do Projeto Recaatingamento com comunidades Agropastoris e Extrativistas do Território Sertão do São Francisco.

Representantes das sete Comunidades Fundo de Pasto dos municípios estão participando do evento e contribuindo com o debate acerca da importância da preservação da Caatinga para manutenção das Famílias no Campo e para a viabilidade da Convivência com o Semiárido.

Na manhã de hoje, o representante da Articulação Estadual de Fundo de Pasto, Valdivino Rodrigues, da comunidade Lages das Aroeiras, município de Uauá, apresentou as contribuições destas comunidades tradicionais para a recuperação e preservação da Caatinga. Valdivino destacou que hoje as/os moradores das Comunidades Fundo de Pasto já tem tomado consciência da necessidade de preservar a Caatinga, compreendendo o papel fundamental do Bioma na subsistência das famílias camponesas.

O produtor rural mencionou, no entanto, que apesar da luta pela permanência e posse da terra, as investidas do capital tem provocado o deslocamento das pessoas e a destruição do Bioma. Para Valdivino, o atraso no processo de regularização, por exemplo, deve-se ao avanço de grandes projetos como a exploração minerária, carvoarias, produção do Biodiesel, todos mantidos por programas governamentais.

O Seminário apresenta as principais motivações para o desenvolvimento desta iniciativa, bem como mostra os principais resultados já constatados nas comunidades envolvidas no Projeto. A programação destaca temáticas como: A importância do Bioma Caatinga na formação cultural do Semiárido; Causas da Desertificação; Capacidade de Sequestro de Carbono na Caatinga; Influência do el niño e da la niña na recuperação das áreas degradadas; Técnicas de recuperação de áreas de Caatinga degradadas, a exemplo do replantio de espécies nativas e adaptadas, enxertia de plantas, técnicas de preservação do solo, etc.

Além das palestras e debates, apresentações culturais também fazem parte da programação do Seminário. As manifestações culturais típicas da região e a musicalidade aparecem nas aberturas das atividades como forma de descontrair o público participante e, principalmente, de valorizar a cultura local, uma dos aspectos essenciais no processo de Convivência com o Semiárido.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005