IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Seminário Intermunicipal de Educadores do Semi-Árido reúne profissionais de 6 estados brasileiros

Seminário Intermunicipal de Educadores e Educadoras do Semi-ÁridoEntre os dias 12 e 14 de novembro, foi realizado em Juazeiro o IIIº Seminário Intermunicipal de Educadores e Educadoras do Semi-árido. O evento, coordenado pelo IRPAA, contou com a participação de educadores de diversos municípios dos estados da Bahia, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas, com o objetivo refletir sobre os avanços e desafios da proposta de Educação para a Convivência com o Semi-Árido.

Atualmente, a região semi-árida brasileira apresenta um dos piores indicadores educacionais do país, sendo recordista em analfabetismo e evasão escolar entre crianças e adolescentes. Dados apresentados pelo UNICEF, apontam que mais de 350 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, não freqüentam a escola, uma experiência não muito diferente da vivenciada pelos seus pais e avós.

Diante do desafio de superar essa incômoda realidade, educadores e educadoras que atuam nessa região discutiram nos dois dias de encontro, diversos temas relacionados as políticas públicas para educação no Semi-Árido. A programação do evento contemplou temas como a re-orientação curricular das escolas inseridas na região, conseqüências pedagógicas das salas multidisciplinares, evasão escolar, calendário diferenciado para estudantes que trabalham no campo, particularidades do ensino na Educação de Jovens e Adultos-EJA, entre outros.

Segundo a coordenadora do evento, a pedagoga Lucineide Martins, a atual necessidade do Semi-Árido é de uma proposta que abarque as necessidades de uma educação diferenciada. “O Semi-Árido tem 1.133 municípios que ainda colhem os frutos de uma política assistencialista e compensatória, chegou a hora de pensar em um projeto de desenvolvimento educacional para região. Esse Seminário é um espaço para que os educadores apresentem suas experiências, tragam suas inovações pedagógicas e que reinventem o processo educacional na região”.

Para o participante Adelson Dias, professor da Universidade do Estado do Piauí e técnico em educação da Caritas de São Raimundo Nonato, o encontro foi uma oportunidade de repensar e refazer os trabalhos educacionais. “O Seminário Intermunicipal foi um espaço provocador, teve a função de inquietar e trazer contribuições para modificar as práticas diárias. Percebi com ânimo que os representantes de lugares em que a contextualização educacional com o Semi-Árido não está acontecendo, participaram das discussões com ânimo e já despertaram para essa necessidade de mudança em seus trabalhos.”


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário Intermunicipal de Educadores do Semi-Árido reúne profissionais de 6 estados brasileiros

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005