IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Representantes da Autovisão visitam experiências com BAPs no interior de Curaçá

Representantes da Autovisão visitam experiências com BAPs no interior de Curaçá

A Bomba D’Água Popular (BAP) é um dos mais importantes equipamentos usados para extrair água de poços artesianos em todo o Semiárido. Simples de ser instaladas, de fácil manuseio e com grande durabilidade, esse tipo de bomba tem sido bastante utilizada como fonte de água para os animais, para produção e para enfrentar as longas estiagens.

No município de Curaçá (BA), por exemplo, as famílias rurais contempladas com as instalações das BAP's se dizem muito satisfeitas com a utilização da água dos poços através das bombas. Relatos de famílias das regiões de São Bento e Icó, no interior do município, foram feitos com muita propriedade para os representantes da Autovisão, entidade vinculada à Volkswagen do Brasil e que desde 2004 investe em instalações de BAP's no Semiárido. Sandro Bermudes e Márcio Araújo, engenheiros desta organização que estiveram em Curaçá no ultimo dia 15, se entusiasmaram quando ouviram o senhor Aprígio Vieira dizer que antes da instalação da bomba, as pessoas da região não tinham uma vida digna devido à dificuldade para manter seu rebanho por falta de água. Criador de cabras da comunidade do Icó, S. Aprígio afirma que é uma situação que mudou completamente depois da instalação da bomba em sua propriedade. Além de matar a sede dos animais, esta bomba está servindo muito para a família de do criador irrigar pequenos canteiros de verduras.

Dona Josefa Ventura, moradora da região de São Bento, afirma também que a água do poço existente em sua roça, puxada pela bomba, tem sido a salvação não somente para sua criação, como também para os animais dos vizinhos.

Os dois representantes da Autovisão afirmaram que a entidade enxerga a BAP como um importante projeto social que precisa ser mantido na região porque ajuda no desenvolvimento social e econômico de muitas famílias sertanejas a partir de um equipamento que viabiliza uma importante fonte de água.

As primeiras BAP's instaladas no Semiárido, mais precisamente no Piauí e na Bahia, datam do ano de 2001, sendo que a partir de 2004 um projeto da Articulação do Semiárido (ASA), com o apoio da Autovisão e de outros parceiros, possibilitou instalações de centenas de BAP's distribuídas em todo o Nordeste e Norte de Minas Gerais.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Representantes da Autovisão visitam experiências com BAPs no interior de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005