IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Livro demonstra como uma horta pode auxiliar no processo educacional no Semi-Árido

Livro Horta Orgânica Pedagógica no Semi-Árido

Contribuir para o enriquecimento do trabalho pedagógico nas escolas através de soluções simples, criativas e acessíveis. Foi neste contexto que nasceu o livro Horta Orgânica Pedagógica no Semi-Árido, desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Propriedade Agropecuária Apropriada-IRPAA. O material didático é direcionado aos educadores e educadoras que atuam no Semi-Árido e aborda a agricultura orgânica dentro de uma proposta de educação contextualizada.

O livro é fruto de um processo de formação continuada de professores e professoras, desenvolvido pelo instituto desde o ano de 2002 nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Rodelas, no estado da Bahia, e Santa Maria da Boa Vista e Orocó, em Pernambuco. Organizado em dois capítulos, o material oferece uma abordagem técnica-pedagógica, assim como, político-pedagógica através da articulação das potencialidades de uma horta dentro da escola.

Uma horta é considerada pedagógica quando funciona como instrumento para intermediar saberes gerados dentro e fora da escola. De acordo com uma das organizadoras do material, a pedagoga Edineusa Ferreira de Sousa, o Horta Orgânica Pedagógica no Semi-Árido é um instrumento potencializador da interdisciplinaridade e de contextualização dos conteúdos, além de ter a capacidade de aproximar escola e comunidade. “A horta é um instrumento didático que pode movimentar todo o currículo da escola. Falamos muito da relação escola e comunidade, e como a horta é capaz de aproximar as pessoas da escola. Por exemplo, os agricultores, pais dos alunos, que já tem grande experiência, vêm à escola conversar com os alunos e compartilhar seus conhecimentos e vivências”.

Segundo Edineusa, entre os temas trabalhados através de uma horta pedagógica estão o respeito pela natureza, o cuidado com o meio ambiente, a criação de novas culturas no hábito alimentar, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, além da valorização da sabedoria comunitária e experiência dos trabalhadores que lidam com a terra. “A horta torna-se o elemento articulador de todos os saberes dentro da escola, ela não pertence apenas ao professor de agricultura, ela pertence a todos que fazem a escola e a comunidade. É melhor trabalhar com a cultura viva do que com livros que muitas vezes estão fora de contexto. Na horta estão os conteúdos que fazem parte da proposta curricular como a água, o solo, cultura, alimentação”.

Distribuindo apenas entre os cinco municípios abrangidos pelo projeto inicial, a proposta é que o trabalho se amplie por todo o Semi-Árido. “Foi uma tiragem pequena, mas queremos distribuir além dos municípios que já atuamos. A partir do momento que os educadores tiverem contanto com o material ele poderá estar se contagiando e contagiando outros/as educadores/as com a idéia”. Finaliza Edineusa.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Livro demonstra como uma horta pode auxiliar no processo educacional no Semi-Árido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005