IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Dia da Mulher é lembrado com mística na 21ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Dia da Mulher é lembrado com mística na 21ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Uma das primeiras atividades do dia na Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, realizada anualmente pelo Irpaa, é a mística. Neste 08 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o grupo responsável por preparar a mísitica trouxe a música “Beleza Iluminada”, de Roberto Malvezzi (Gogó) e a passagem bíblica “Elias e a viúva ensinam a conviver com a seca” (1 Reis; 17; 1-16).

Com latas d'água na cabeça, mulheres dançaram e lembraram que esta ainda é uma realidade em muitos lugares do sertão, embora a difusão da proposta de Convivência com o Semiárido tenha contribuído significativamente para a diminuição ou quase extinção desta problemática, pois muitas mulheres hoje tem acesso a água das cisternas ao lado de suas casas e a outras tecnologias de captação e armazenamento de água, tanto para consumo doméstico quanto para produção agropecuária.

Nas diversas temáticas trabalhadas na Escola e na ação do Irpaa de modo geral, a questão de gênero é vista como essencial na construção de uma sociedade baseada em valores de igualdade entre as pessoas. Historicamente, as mulheres sertanejas do meio rural assumiam papel secundário nas decisões familiares e também na organização da comunidade, embora sempre cumprissem tarefas tão importantes quanto a dos homens. Hoje muitas se destacam na ação política, coordenando grupos, associações, além de realizarem atividades antes desenvolvidas apenas pelos homens.

No programa de conteúdos da Escola do Irpaa, dois períodos são dedicados ao debate de gênero, momento em que é problematizada a relação desigual entre homens e mulheres que ainda é muito forte também no campo. Além disso, as músicas cantadas nas atividades também reflete a preocupação da entidade com relação a opressão que a mulher sofre através de determinadas letras.

A mística celebrou também o fato de duas participantes da Escola descobrirem hoje o dom de encontrar água no subsolo, o que foi identificado a partir do teste de hidroestesia, realizado todos os dias durante a primeira semana de atividades com acompanhamento de colaboradores/as do Irpaa que já desenvolvem este trabalho.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Dia da Mulher é lembrado com mística na 21ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005