IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro discute Integração das Políticas de Meio Ambiente na IV CONFMMA

Juazeiro discute Integração das Políticas de Meio Ambiente na IV CONFMMA

Representantes da sociedade civil, governo e setor empresarial do município de Juazeiro (BA) participaram nesta quarta-feira (14) da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente - CONFMMA, cujo tema desta edição é “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município de Juazeiro”. Segmentos como agricultores/as, estudantes e técnicos/as de áreas ambientais, profissionais da agronomia, educadores/as, catadores/as de materiais recicláveis, ambientalistas, entre outros, estiveram representados/as no evento.

A abertura contou com a fala de autoridades locais e em seguida o público participou da palestra inicial sobre o tema do evento, com tempo para debate após a apresentação do palestrante Josemar Martins (Pinzoh). Em sua fala, Pinzoh destacou a importância da educação ambiental e de iniciativas estruturadas que permitam o reaproveitamento do lixo, por exemplo. Mas finalizou chamando atenção para a necessidade do poder público fazer cumprir as diversas leis ambientais já existentes.

Após a leitura e aprovação do regulamento da IV Conferência, as/os participantes formaram Grupos de Trabalhos para discutir e sugerir propostas a partir dos seguintes Eixos Temáticos: Preservação, conservação e uso dos recursos naturais; Melhoria da gestão e do acesso aos recursos hídricos; Ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico; Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca e riscos de desastres ambientais; Fortalecimento da Educação Ambiental e do exercício da cidadania; Elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; Incentivo a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; Discussão e perspectivas da Conferência Rio+20; Controle e sustentabilidade ambiental rural e urbano.

Problemas e Proposições

No debate, diversas falas manifestaram indignações com relação ao descaso com as questões ambientais no município, a exemplo de construções privadas edificadas na margem do Rio, que além de estarem em áreas públicas de preservação, ainda dificultam práticas como a pesca artesanal. O estudante de Agronomia, Diego Albuquerque, reconhece a importância da realização da Conferência e questiona qual o Plano que o município e o Estado oferecem para a população, aspecto indispensável no debate público sobre meio ambiente, a opinião do integrante do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro que também ressaltou a importância de discutir o novo Código Florestal que está sendo pensão para o país.

Para o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Aguinaldo Meira, Juazeiro enfrenta hoje vários desafios em um momento em que é preciso conviver com o Semiárido, manter as famílias no campo produzindo e ao mesmo tempo lidar com os grandes empreendimentos que se relacionam diretamente com o Meio Ambiente, promovendo o potencial econômico do município, mas causando também impactos para a população, como é o caso das mineradoras, projetos de irrigação, cultivos para biodiesel, etc.

Nas propostas aprovadas teve destaque a necessidade do controle social das políticas públicas voltadas para as questões ambientais, bem como a reivindicação de que os órgãos competentes possam fiscalizar e fazer cumprir às leis voltadas para este setor, inclusive aplicando punições para aqueles/as que mais agridem o meio ambiente. A educação ambiental contextualizada também foi colocada como essencial.

A metodologia da construção da IV Conferência baseou-se em duas etapas: reuniões ampliadas distritais ou contatos para mobilização e plenária final. Participam da Comissão Organizadora Municipal entidades como IBAMA, Instituto IDEA, INEMA, Direc-15, EBDA, IRPAA, STR, SAAE, Codevasf, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, dentre outras. Na plenária final, foram eleitos/as 15 delegados/as para representar o município na etapa territorial que ocorrerá no dia 12 de abril, em Juazeiro, de onde serão tiradas novas propostas para a etapa estadual prevista para o mês de junho na capital baiana.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro discute Integração das Políticas de Meio Ambiente na IV CONFMMA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005