Mesmo com a Seca, plantas nativas brotam em área de Recaatingamento

Moradores/as dos povoados de Barra, Bom Sucesso, São João e Berro do Bode, em Sobradinho, participaram nesta quinta (19) de uma visita a área cercada para Recaatingamento, uma experiência do Irpaa com sete comunidades agropastoris e extrativistas do sertão da Bahia.

Com as poucas chuvas que caíram na região nos últimos meses, nem todas as mudas e estaquias plantadas na área isolada com cerca elétrica ecológica, resistiram. Porém, algumas espécies nativas, a exemplo da umburana e mulungu, se mantém vivas, motivo de alegria para as/os moradores que participaram ativamente das atividades do projeto ao longo de dois anos. Além das espécies que brotaram espalhadas pela área de 60 hectares, nas proximidades da cerca muitas mudas de mandacaru e xique-xique também mantém-se vivas.

Para as/os participantes da visita à área na comunidade de Barra, a falta de chuva impossibilitou melhores resultados, mas reconhecem a importância da área está sendo preservada. “Esta é uma forma de proteção para nossa região que está sendo ameaçada por grandes projetos. Precisamos defender o Bioma Caatinga que só tem aqui”, disse Domingos da Silva Costa, presidente da Associação Fundo de Pasto de Bom Sucesso.

A atividade foi um momento em que as comunidades reafirmaram o compromisso com a experiência do Recaatingamento, mostrando o interesse de preservar outras áreas na região. Um novo viveiro de mudas será construído em mutirão com vistas a garantir novos plantios no período das chuvas.