IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não à Usinas Nucleares

Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não à Usinas Nucleares

No próximo domingo, dia 03, a cidade de Itacuruba (PE) vai receber caravanas vindas de municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas, além de cidades próximas e da capital para participar da Marcha das Águas, evento que irá reunir povos ribeirinhos para dizer não à construção de Usinas Nucleares no Rio São Francisco e no Brasil.

A Marcha terá início às 7h a manhã com café comunitário no trevo que dá acesso à cidade de Itacuruba e seguirá em direção à sede do município que fica no sertão pernambucano, a cerca de 90 km da cidade de Floresta.

No percurso estão previstas algumas paradas onde serão feitas falas e apresentações artísticas ressaltando a importância da defesa do meio ambiente. Além disso, a caminhada será animada pela banda Fé e Axé que seguirá em trio elétrico.

No coreto da praça principal da cidade de Itacuruba haverá celebração ecumênica, pronunciamentos dos povos ribeirinhos e almoço comunitário de encerramento.

 

Além da Marcha

O Projeto Cultura de Paz, a Diocese de Floresta e outros parceiros como a Articulação Popular São Francisco Vivo e o Movimento Ecossocialista de Pernambuco (MESPE), junto com os povos indígenas, quilombolas e demais povos da região vem contribuindo com mobilizações que visam impedir qualquer possibilidade do governo brasileiro instalar Usinas Nucleares na região ou em outras partes do país.

Em outubro de 2011, a Caravana AntiNuclear formada por diversas organizações percorreu quatro cidades de Pernambuco, dentre elas Itacuruba, levando informações à população acerca dos impactos da energia nuclear. Desde então assinaturas estão sendo coletadas para embasar uma Proposta de Emenda Constitucional que, dentre outras coisas, visa “vedar a construção, instalação e o funcionamento de usinas que operem com reatores nucleares para a produção de energia elétrica em qualquer ponto do território brasileiro”.

Na marcha haverá coleta das assinaturas e será produzida também a “Carta das crianças”, a partir de oficina coordenada por representantes da Pastoral da Criança, organização da Igreja Católica.

A Rio+20 começa em Itacuruba! (Leia aqui o texto de divulgação da Marcha)

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Itacuruba recebe povos do Nordeste para Dizer Não à Usinas Nucleares

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005