IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Atingidos por Barragens discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco

Atingidos por Barragens discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco

 

A mesa de debates "Terra e território: grandes empreendimentos e seus impactos no Vale do São Francisco", ocorrida na tarde desta terça-feira, 5 de junho, no auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho, interior da Bahia, deu continuidade ao I Seminário de Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco.

 

O ato contou com a participação de representantes da Chesf (Companhia Hidroelétrica do Vale de São Francisco), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), Promotoria de Justiça, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Coelba, Comitê Luz Para Todos, além de organizações como o Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e Movimentos Sociais da Via Campesina.

A promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco, Luciana Khoury, fez uma análise jurídica dos impactos socioambientais dos grandes empreendimentos, ressaltando a necessidade de compatibilizar as políticas de proteção ao Meio Ambiente.

 

"Os barramentos reforçam a indústria da seca, violam os territórios das comunidades tradicionais e os direitos fundamentais da pessoa humana. Muito do que não se assegura às comunidades tradicionais é para garantir a permanência do modelo de desenvolvimento, que concentra riquezas, foca nos benefícios do poder econômico e apropria os bens públicos", lembrou Khoury.

 

Um exemplo dessa diferença de tratamento foi trazido pela representante do Incra, Lorena Gomes, ao lembrar que, mesmo sem a regularização do território pertencente às comunidades ameaçadas pela construção da barragem de Riacho Seco e Pedra Branca, já foi anunciado o leilão da empresa que construirá o empreendimento.

 

"A pergunta que a gente faz é: Pra quê e pra quem é esse progresso? O Estado brasileiro não está a serviço do trabalhador, mas sim a favor de uma minoria. E ninguém vai fazer por nós o que nos diz respeito. A gente tem que fazer mais um processo de luta", destacou a Coordenadora Nacional do MAB, Fernanda Rodrigues.

 

O evento, que encerra amanhã com a realização de um Ato Público, marca o dia Mundial do Meio Ambiente e faz parte das mobilizações do MAB em defesa dos recursos naturais, contra a violação dos diretos humanos das populações atingidas e o avanço do Capital no país. No Vale do São Francisco, o local escolhido para a realização do Seminário foi o município de Sobradinho, onde, nos anos 1970, terras de sete municípios do Submédio São Francisco foram submersas, deslocando 70 mil pessoas.

 

Por Fransivaldo Rodrigues e Luís Osete


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Atingidos por Barragens discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005