IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Semana do meio ambiente foi marcada por ciclo de palestras em Juazeiro

Semana do meio ambiente foi marcada por ciclo de palestras em Juazeiro

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação diária do meio ambiente; a secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) em parceira com o IRPAA realizaram na tarde da última terça-feira (5), no auditório da secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) palestras alusivas ao dia mundial do meio ambiente, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

O evento que contou com a presença de representantes da UNEB, Pastoral da Mulher, UNOPAR, UNIVASF, CETEP, 15ª Dires, IBAMA e Associação dos Produtores do Vale do São Francisco, foi abrilhantado com apresentações de vídeos e debates sobre o assunto. A gerente de Meio Ambiente da SEADRUMA, Josefa Galdino, falou da importância em discutir o assunto. “Para colocarmos em prática toda a dinâmica necessária para preservação do meio ambiente é preciso que haja sensibilização, cidadania e responsabilidade compartilhada de toda sociedade. As reservas ambientais estão escassas e para que não acabe, todos precisam fazer a sua parte”, observou.

Durante a apresentação do vídeo ‘E agora como está o meio ambiente’, que expõe cenas contrastantes de vida (referente às riquezas naturais do planeta) e de destruição (imagens da degradação ambiental ocasionada pelo homem), os participantes puderam discutir métodos eficazes para o uso racional de água e energia. “Essa é uma questão muito pertinente, nós podemos mudar as nossas atitudes através de medidas simples como, reduzir o tempo que deixamos à torneira aberta e as luzes acesas, além de dosar o uso dos eletrodomésticos. A sociedade precisa tomar conhecimento que sustentabilidade é uso adequado e racional dos recursos naturais”, declarou Josefa.

Em seguida os representantes do IRPAA, Érica Daiane (jornalista) e Josemário Gonçalves (Técnico em Agropecuária) apresentaram o documentário ‘Retrato de um rio, a voz de um povo’, sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Salitre; que retrata a expedição da dupla pelas comunidades onde o rio percorre.

“O objetivo da expedição foi tentar registrar a realidade da Bacia do rio Salitre, um rio que passa por nove municípios e que em todos eles, encontra-se em estado de degradação. A nossa idéia é tentar levar para o Salitre, a sensibilização para a problemática que o rio e consequentemente as comunidades hoje enfrentam. Por outro lado também, cobrar dos poderes públicos constituídos atitudes concretas para essa questão. Precisamos fortalecer essa luta, e ser mais um instrumento que a sociedade salitreira possa utilizar para solucionar ou até mesmo amenizar os principais problemas vividos lá”, declarou Érica.

O ciclo de palestras proferido no evento, teve continuidade no dia seguinte na Escola Antonio Francisco de Oliveira, localizada na comunidade de Goiabeira II – Salitre. A intenção é dar continuidade as discussões em outras escola do Vale do Salitre.

 

Texto e Foto: Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ SEADRUMA (Prefeitura Municipal de Juazeiro)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Semana do meio ambiente foi marcada por ciclo de palestras em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005